logo

Conecte conosco

Prefeita Josi Nunes participa da última parada do projeto Rota da Pecuária 2022

A Fazenda Brilhant, em Gurupi, recebeu nesta sexta-feira, 01, a última parada da Rota da Pecuária do Tocantins 2022, evento realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. A prefeita Josi Nunes participou do evento e destacou o potencial da cidade e da região Sul na produção de bovinos.

O projeto tem como objetivo apresentar as tecnologias das propriedades produtoras de gado de corte tocantinenses e mostrar, na prática, as diferentes tecnologias adotadas, os cenários e as novas perspectivas para o setor. A fazenda gurupiense foi a quinta e última a receber a parada. A rota também passou por fazendas que são modelo de sucesso na produção de bovinos nas cidades de Pedro Afonso, Araguatins, Araguanã e Pium.

A prefeita Josi Nunes destacou a importância do evento e citou o grande potencial de Gurupi e região na produção de gado de corte. “Parabenizo o Governo do Estado pela criação da Rota da Pecuária, que está visitando propriedades que cresceram através de inovação e conhecimento, e nada melhor do que essa troca de experiências com pessoas que estão despontando nessa área no Tocantins. Nossa cidade é um grande polo produtivo nesta área e tem atraído cada vez mais olhares de grandes investimentos de fora”, falou, ao lembrar que recentemente a cidade recebeu a visita da Cônsul comercial do Egito, que conheceu durante a agenda no município, o Sistema de Produção Integrada (SPI) do grupo Cooperfrigu, na área de produção de carne bovina.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, ressaltou que a pecuária de corte é uma das grandes vocações da região. “Importantíssimo para o Tocantins e para nossa região, pois uma das nossas vocações é a pecuária de corte. É uma forma inteligente de promover a interação entre produtores, fornecedores e tudo que é voltado para a pecuária de corte. É um setor que tem tido uma evolução muito rápida e essa interação permite que o conhecimento e novas tecnologias sejam apresentadas na prática”, afirmou.

O empresário e produtor Oswaldo Stival Júnior, anfitrião do evento, a região Sul é rica em produção de carne bovina, e Gurupi está em localização estratégica neste contexto. “Dois terços do rebanho do estado está entre Paraíso e Talismã, ou seja, Gurupi está no centro dessa riqueza de animais. E essa difusão das novas tecnologias para a pecuária é imprescindível. Sem dúvidas, essa transferência de conhecimento entre produtores é muito importante para nossa região e nosso estado”, relatou.

Para o titular da Seagro, Jaime Café, o objetivo do projeto é estimular o aumento da produção no Tocantins, por meio de boas práticas e novas tecnologias. “Esse projeto tem como missão a difusão da tecnologia e de boas práticas que são utilizadas por diversos produtores. Tivemos a oportunidade de passar por uma fazenda de 14 hectares onde o produtor tem 140 cabeças de gado nesse espaço. Ou seja, há viabilidade em pequenas propriedades. E aqui na fazenda do Stival temos a oportunidade de demonstrar alternativas de manejo para que o produtor possa produzir mais”, disse.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.