logo

Por erro, celulares e computadores entram em horário de verão duas semanas antes

O mesmo problema já foi relatado anteriormente por usuários da Tim.

Quem ficou acordado até mais tarde nessa madrugada de domingo (21/10) teve uma surpresa ao consultar o relógio do celular ou computador. Pela segunda vez na semana, o horário foi adiantado sem o usuário pedir, causando confusão.

A partir de meia-noite, muitas pessoas viram que seus celulares “pularam” automaticamente para 1h da manhã. A diferença é que dessa vez os computadores também foram afetados.

Para quem conferiu o ícone de relógio na barra de ferramentas, aparece a explicação de que o horário de verão teria começado. No entanto, o governo federal já havia confirmado nesta semana que o adiantamento oficial dos relógios só começa em 4 de novembro.

Ainda não há uma explicação de por que, em alguns sistemas operacionais, o adiantamento foi realizado com duas semanas de antecedência.

O erro foi relatado por usuários do Twitter e do Facebook, que relembraram o caso anterior — que ocorreu na segunda-feira (15/10). Na ocasião, a operadora Tim reconheceu que um problema de sistema fez com que alguns modelos de smartphones tivessem o relógio adiantado.

Na nota, a Tim afirma que “alguns modelos de smartphones tiveram o relógio adiantado erroneamente em uma hora por uma ocorrência de sistema. As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio. A Tim lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo inconveniente”.

Inicialmente, um decreto previa que o horário de verão começasse a partir da meia-noite do terceiro domingo de outubro, dia 21. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou que a mudança não coincidisse com o segundo turno das eleições deste ano, marcado para 28 de outubro.

Um decreto do dia 15 de dezembro do ano passado definiu o início do horário de verão para o primeiro domingo de novembro, 4, a mesma data do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A data chegou a ser adiada após um pedido do Ministério da Educação (MEC) para que a mudança de horário não prejudicasse as provas, mas na última segunda-feira, 15, o Palácio do Planalto informou que a data oficial para o início do horário de verão será o dia 4 de novembro.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: contato@portaldoamaral.com.br – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.