logo

Conecte conosco

Polícia Federal desarticula organização criminosa de tráfico de drogas pelo modal aéreo em operação “aerium”

Três Grandes Apreensões Totalizam 1.250 kg de Cocaína; Líderes e Donos de Aeronaves Identificados

A Polícia Federal lançou, nesta quarta-feira, 13 de setembro, a Operação “Aerium” com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas via modal aéreo. As investigações conduzidas pela PF resultaram em três significativas apreensões, totalizando 1.250 kg de cocaína. Além disso, os líderes do esquema criminoso e proprietários das aeronaves foram identificados, bem como outros envolvidos.

A operação foi realizada em Cacoal/RO e envolveu o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva, todos expedidos pela 5ª Vara Criminal de Alta Floresta/MT.

A primeira apreensão ocorreu em março de 2023, no município de Alta Floresta/MT. Nessa ocasião, um caça A-29 Super Tucano e uma aeronave radar E-99 foram empregados para monitorar uma aeronave de pequeno porte que adentrou o espaço aéreo brasileiro sem autorização e plano de voo. O avião ilícito foi detectado pelos radares da Força Aérea Brasileira, e dentro dele foram encontrados aproximadamente 485 kg de cocaína. O piloto já havia fugido do local quando as autoridades chegaram.

A segunda apreensão ocorreu em abril de 2023, quando cerca de 383 kg de cocaína foram descobertos nas proximidades de uma pista de pouso localizada no município de Pimenteiras do Oeste-RO.

A terceira apreensão aconteceu em maio de 2023, entre as cidades de Cacoal (RO) e Rolim de Moura (RO), nas proximidades da balsa Bravasco, utilizada para atravessar o rio Machado. Um indivíduo foi detido com uma carga de 390 kg de cocaína em uma caminhonete, e durante a abordagem, as autoridades também encontraram um rádio transmissor.

Todas as operações contaram com o apoio do Gefron de Mato Grosso e da Polícia Militar de Rondônia. As investigações e ações contra o tráfico de drogas prosseguem, com foco na prisão das lideranças e no desmantelamento das organizações criminosas envolvidas.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA