logo

Participação do Público na primeira manhã da 4ª Sicteg supera expectativas

A 4ª Semana Integrada de Ciência Tecnologia e Inovação de Gurupi (4ª SICTEG) já está de portas abertas para a população gurupiense e visitantes. E na manhã dessa quarta-feira, 17, a estimativa de participantes foi superada.

“Essa manhã já nos mostra o sucesso da 4ª SICTEG, principalmente pela quantidade de pessoas presentes superando nossas expectativas. Já estão acontecendo muitas palestras, os stands estão maravilhosos. Percebemos que a cada ano que passa esse evento se torna mais importante, cada edição é um marco no desenvolvimento regional, e para o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), sediar este evento está sendo uma grande satisfação”, declara o diretor do Campus do IFTO em Gurupi, Marcelo Terra.

A 4ª SICTEG traz para o público diversos projetos inovadores, a exemplo disso, há os stands do Letramento Científico e Jovens Empreendedores Primeiro Espaço (JEPP), ambos do Programa Inova Gurupi, desenvolvidos com crianças do ensino básico, o primeiro com a proposta de despertar na criança o pensamento científico e inovador; o segundo com o intuito de incentivar o empreendedorismo. Também está presente na Semana a Habite, incubadora de empresas de biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a empresa incubada BioPropague – Biotecnologia Vegetal; o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE); o projeto Caixa de Pandora – Economia Criativa; esses dois últimos do IFTO; a empresa SOLARIOS Energia Solar; e a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA).

Congresso UnirG

Integrado a 4ª SICTEG está o VII congresso científico da UnirG, que traz stands dos diversos cursos da instituição com a proposta de expor os projetos inovadores de cada área; além de palestras com vários enfoques, uma delas foi “Emergências de saúde pública no Brasil: preparação e resposta” ministrada pelo enfermeiro e epidemiologista, Wender Antonio de Oliveira.

Para a estudante do curso de Enfermagem da UnirG, Evadjane Barbosa, a palestra agregou bastante conhecimento. “O palestrante nos esclareceu diversas dúvidas sobre as doenças epidemiológicas, trazendo a realidade da saúde no Brasil, e chamou nossa atenção para o nosso preparo enquanto acadêmicos com visão para os futuros profissionais que queremos nos tornar”, disse.

Outras palestras realizadas nessa manhã foram “O uso do cimento como uma solução sustentável na construção civil”, abordado pela arquiteta Daniela Carvalho de Mendonça; “A ciência da inteligência emocional”, proferida pela advogada Regiane Santos Ribeiro; “Plano de gerenciamento de resíduos sólidos na Construção Civil”, ministrada por Antônio Pereira de Vasconcelos Neto; “Cuidados com a pele x Exposição à radiação solar”, pela médica dermatologista Jordana Vendramini Machado; e etc.

Parceiros

A cooperativa SICREDI, parceira nesta 4ª edição da SICTEG, está com espaço aberto na Semana. “O SICREDI traz ao público um pouco dos produtos e serviços disponíveis para empresários, pessoa física, servidor público, produtor rural, com o objetivo de buscar novos relacionamentos e esclarecer dúvidas. Apoiar este evento é uma forma de fomentar o cooperativismo no município e na região como um todo e mostrar o nosso trabalho”, afirma o gerente de pessoa jurídica do SICREDI, Charles Cavalheiro Pezzutti.

Também são parceiros a empresa BRK Ambiental e o SEBRAE.

Programação

A programação segue durante a tarde e a partir das 19h será realizada a abertura oficial.

“Esse ano, em especial teremos programação para o segmento governo nos três dias. Esperamos que as prefeituras da região sul participem, pois estamos em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, na elaboração de um projeto integrado de turismo para a região sul. Precisamos promover nosso desenvolvimento regional em todas as áreas”, declara a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Keila Iwasse.

A Sicteg é promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio do Programa Inova Gurupi, organizada pelo Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e da região sul do Estado, UnirG, UFT, IFTO e SEBRAE.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.