logo

Conecte conosco

Pacientes graves de Covid-19 são internados ao lado de pessoas sem a doenç no pronto-socorro do HGP

‘Mistura’ entre os pacientes com coronavírus e os que estão internados por outras doenças. Falta de isolamento teria feito número de diagnósticos crescer dentro do hospital.

Um funcionário que trabalha no Hospital Geral de Palmas (HGP) denunciou que pacientes com Covid-19 estão sendo internados ao lado de pacientes que não tem a doença. O fato está ocorrendo na sala amarela, dentro do pronto-socorro da unidade. Além disso, algumas pessoas intubadas estariam no mesmo local.

A SES disse que “é inevitável a internação de pacientes por outras comorbidades, com manifestações de sintomas da Covid-19, os quais estão em processo de diagnóstico” e ainda que “não há pacientes em corredores ou qualquer outra dependência do HGP, com diagnóstico positivo de Covid- 19”.

Um vídeo feito na unidade mostra que de um lado da sala estão os pacientes diagnosticados com Covid-19 e no outro estão os leitos de pacientes com outras doenças. A equipe que cuida de todos seria a mesma, o que aumenta o risco de contágio e transmissão.

“A nossa preocupação é que esses pacientes positivos para Covid estão contaminando os profissionais e os pacientes não positivados que entram por outra patologia”, disse o servidor, que pediu para não ser identificado.

No local existem também pacientes intubados. “Não é o setor adequado para ter pacientes confirmados de Covid e muito menos intubação. Os profissionais estão atendendo sem equipamentos de proteção (EPI’s) porque os mesmos estão racionados”, afirmou.

Nesta segunda-feira (8) o Hospital Geral de Palmas aparece com 87% de ocupação geral dos leitos, segundo portal Integra Saúde. Nos leitos de UTI Covid a taxa de lotação é de 97%. A unidade não tem leitos clínicos para tratamento exclusivo de Covid-19.

O servidor informou que a internação de pacientes com Covid na mesma ala que pacientes sem a doença não é um problema novo, mas se agravou nas últimas semana. A falta de isolamento teria feito o número de contaminações por coronavírus aumentar dentro do hospital.

“Já tem algum tempo, mas agora está agravou. Isso acontece em outros setores também, como no corredor, que semana passada testou 16 positivos para Covid e na UTD (Unidade de Tomada de Decisão) testou 12 segundo informações dos profissionais daqui”, disse.

Nota da Secretaria de Estado da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que todas as unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual encontram-se abastecidas de medicamentos, insumos e equipamentos de proteção individuais (EPIs) necessários ao seu bom funcionamento.

A SES esclarece que é inevitável a internação de pacientes por outras comorbidades, com manifestações de sintomas da Covid-19, os quais estão em processo de diagnóstico. No Hospital Geral de Palmas (HGP) estes pacientes – ao confirmar positivo para Covid-19 – são encaminhados imediatamente para o Hospital Estadual de Combate à Covid-19 (HECC), e, em casos graves, leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no próprio HGP.

Por fim, a SES ressalta que não há pacientes em corredores ou qualquer outra dependência do HGP, com diagnóstico positivo de Covid- 19.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA