Núcleo de Prática Jurídica da UnirG ganha mais acessibilidade após reforma em 2024

logo

Conecte conosco

Núcleo de Prática Jurídica da UnirG ganha mais acessibilidade após reforma em 2024

Ambiente acolhedor, visual agradável, acessibilidade e mais conforto e comodidade na espera do atendimento. Estas são apenas algumas das mudanças após a reforma do Núcleo de Práticas Jurídicas, da Universidade de Gurupi – UnirG. As novas instalações contam também com suportes em equipamentos que agilizam o atendimento ao público e intensifica o aprendizado dos estudantes de Direito.

A reforma na infraestrutura seguiu as normas de acessibilidade, com a instalação de dois sanitários PcD adaptados com barras laterais, portas largas e espaço de rotação de 360º.

O trabalho incluiu a revitalização de todo o piso do prédio, com a montagem de piso tátil na área de acesso às salas de atendimento, permitindo mais autonomia e segurança para as pessoas com deficiência visual.

A reforma no prédio do NPJ contou ainda com plotagem nas janelas, pintura, reestruturação do telhado, manutenção nas instalações elétricas e nova fachada, deixando o local mais sofisticado. Foi ciado um espaço de espera mais agradável, onde se destaca um mural que traz a natureza para dentro do ambiente, produzido pelo artista plástico e professor da Casa de Cultura da UnirG, Henrique Viegas. O NPJ contou também com a aquisição de cinco aparelhos de ar condicionado, e seis televisores de 43 polegadas.

A coordenadora de estágio do curso de Direito, Maydê Borges Beani Cardoso, relatou sobre a melhoria do aprendizado após a utilização dos aparelhos de televisão. “Com a chegada dos televisores têm facilitado muito para os alunos. Pois, os processos são eletrônicos e agora, o professor acessa o sistema processual por meio do computador e transmite pela TV. Assim, todos os alunos conseguem visualizar e acompanhar em tempo real o que está ocorrendo, seja um movimento no processo ou quando uma peça processual é protocolada, por exemplo”, disse a professora

Para o presidente da Fundação UnirG, Dr Thiago Piñeiro Miranda, “a reforma no NPJ da UnirG reforça nosso compromisso com a qualidade, tanto no ensino quanto no social, eis que, tornou o espaço mais acessível, moderno e acolhedor. Investimos em tecnologia e acessibilidade para enriquecer o aprendizado prático dos nossos estudantes, que agora podem acompanhar casos em tempo real, visualizando procedimentos e desenvolvendo habilidades essenciais para a vida profissional, ao mesmo tempo em que tornamos o espaço mais confortável à comunidade que ali recebe serviços jurídicos de qualidade”, afirmou o presidente.

O estudante do 10º período de Direito, João Pedro Reis de Paula Melo, afirmou que a reforma foi fundamental para melhorias que contribuem para que o NPJ se torne um excelente ambiente de aprendizado.

“A melhoria nos computadores e a implantação das televisões aprimorou 100% a qualidade do ensino, possibilitando que nós acadêmicos possamos acompanhar as audiências e realizar as atividades de forma mais prática e rápida, consequentemente melhorando também os atendimentos realizados”, disse o estudante.

NPJ

O curso de Direito dispõe atualmente de duas matrizes curriculares vigentes, a antiga Matriz 7 e a nova Matriz 8. A partir do primeiro semestre de 2025, o NPJ já receberá alunos da nova matriz para estágio, a partir do 5º período. Na grade anterior, o estágio iniciava a partir do 7º período.

Os estudantes desenvolvem a produção de peças processuais, acompanhamento da rotina profissional, assistência e atuação em audiências e sessões, visita a órgãos judiciários, prestação de serviços jurídicos e técnicas de negociações coletivas, arbitragens e conciliação, dentre outras atividades.

Este ano, o NPJ registrou cerca de 300 atendimentos na área Cível e Penal. Foram realizados ainda, 239 retornos e 46 audiências.

Os atendimentos são feitos pelos estudantes, sob supervisão dos professores. As consultas e as orientações são pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h30 às 16h30. O NPJ está localizado na avenida Rio Grande do Norte, esquina com a rua 3, Centro.

 (Com a colaboração da estudante de Jornalismo, Thaís Lira)

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA