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Níveis de aprendizagem na rede municipal de ensino de Gurupi são tema de formação sobre rendimento escolar

Mais uma atividade na execução do cronograma do sistema de avaliação de rendimento escolar, o Projeto Aprova Brasil está sendo colocada em prática em Gurupi.

Durante dois dias professores de língua portuguesa e matemática da rede municipal de ensino participam de uma formação que busca melhor preparar os educadores para analisar os níveis de aprendizagem de seus alunos favorecendo a formulação de intervenções mais pontuais a partir da metodologia do projeto.

A iniciativa é da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação, e tem como público alvo professores que trabalham com alunos do 1º ao 9º do ensino fundamental. “As formações para a primeira fase são ofertadas tanto de manhã quanto à tarde para atender um maior número de professores. Trata-se de um momento em que os professores, de posse dos resultados do primeiro simulado que aconteceu na segunda semana de junho, possam analisar os níveis de aprendizagem de seus alunos”, explicou a Diretora de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) Marquilia Resplandes.

A formação é feita em formato presencial e em dois dias de programação contou na abertura, com a presença do Secretário da Educação de Gurupi, Davi Abrantes. O Projeto Aprova Brasil é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Editora Moderna, e teve adesão pela Prefeitura de Gurupi por meio da SEMEG. “Nós estamos analisando o resultado do simulado 1 do Aprova Brasil, portanto, eu me aproprio dos resultados do simulado da rede municipal de Gurupi e trago para reflexão deles, apresento os resultados da rede, cada professor analisa seu resultado frente ao resultado do município, refletindo sobre qual resultado que sua turma teve para aquele determinado resultado. Então, a partir dessa análise, nós vamos trabalhar em cima desses resultados, daquilo que faltou, se aluno teve dificuldade, o que eu posso fazer?” indagou a professora, Mariana da Silva Neta, umas das responsáveis pelas aulas de formação.

Para a Diretora de Gestão Pedagógica nem todos os alunos de 1° ao 9° anos matriculados na rede estão aptos a desenvolverem as atividades do livro Aprova Brasil, mas os professores são incentivados a utilizarem o portal da editora ModernaEdu na internet para pesquisarem, baixarem e imprimirem as atividades para aqueles estudantes que ainda não conseguem acompanhar a turma. “Essa formação veio a calhar, uma pena não ter sido realizada antes, porque está esclarecendo muitas dúvidas que a gente tinha acerca da oferta do trabalho e está se tornando tudo mais fácil”, avaliou Kízia Carla Barbosa, professora do 2º ano na Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, que fica no Parque das Acácias em Gurupi.

Etapas

Ainda em janeiro deste ano, equipes técnicas, gestoras e professores da rede participaram de um seminário em ambiente virtual que tratou sobre os detalhes da implantação do projeto na modalidade Ensino à Distância (EAD). Já na segunda quinzena de março, foi aplicada uma avaliação diagnóstica para alunos do 1º ao 9º.

A entrega dos livros foi feita em abril deste ano pela SEMEG e a distribuição para estudantes e professores no mês seguinte. Mais recentemente, no começo de junho, foi feita a aplicação de um simulado de língua portuguesa e matemática. Estas e outras atividades fazem parte deste primeiro ciclo da metodologia do Projeto Aprova Brasil.

Sistema

O Projeto Aprova Brasil implantado neste ano letivo de 2022 na rede municipal da educação de Gurupi tem como objetivo auxiliar professores e gestores no desenvolvimento de habilidades e competências exigidas nas avaliações oficiais pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), conhecidas como Prova Brasil para os segmentos de Ensino Fundamental, e é composto por livros destinados aos estudantes e professores, ambiente virtual de aprendizagem para alunos e professores, sistema de avaliação que inclui avaliações diagnósticas e simulados, plataforma virtual para gestão e monitoramento das aprendizagens entre outros instrumentos pedagógicos.

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