logo

Conecte conosco

Musicalização será ministrada em oficinas na rede municipal de ensino de Gurupi

Oficinas de musicalização para capacitar professores da rede pública municipal de ensino de Gurupi estão previstas num projeto apresentado à Prefeitura por uma escola de música da cidade beneficiada com auxílio cultural da lei Aldir Blanc. São 90 vagas para capacitação que tem como estratégia de ensino e aprendizagem para sala de aula.

A proposta foi apresentada à Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) pela Professora de música Ana Lúcia Ribeiro Garcia. “Contamos com profissionais que trabalham com arte que fizeram projetos específicos voltados para educação, então vamos organizar para que esse ambiente seja dentro da possibilidade de segurança em relação a Covid-19, quando pudermos fazer a capacitação de forma presencial com os nossos servidores da educação infantil e da primeira fase do ensino fundamental, levando essa habilidade do conhecimento musical para dentro das escolas”, explicou Amanda Costa.

O projeto deve ser implementado nas escolas do município a partir do próximo semestre e será realizado em parceria com as Secretaria municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação e Secretaria de Cultura e Turismo de Gurupi.

Segundo a autora do projeto, a professora de música, Ana Lúcia Ribeiro Garcia, a ação busca promover e valorizar a vivência musical por meio de métodos de ensino de musicalização e a capacitação de professores da rede pública de ensino é a proposta da oficina. “A música seria uma estratégia de ensino e aprendizagem para sala de aula, para sensibilização, compreensão e desenvolvimento de habilidades como percepção, coordenação motora e ritmo”, disse.

Conteúdo

As oficinas preveem ainda jogos musicais, percussão corporal e atividades rítmicas utilizando a voz, o corpo e materiais simples como elementos fundamentais na criação, execução e apreciação musical. O projeto está dividido em três oficinas, sendo duas para educação infantil e uma para primeira fase do ensino fundamental com a participação de 30 pessoas em cada uma.

A professora que vai ministrar essas oficinas é graduada em Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduada em Música em Contextos Educacionais pela mesma instituição. É também pós-graduada em Arte Educação pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA