logo

Música, documentário e diálogo estão na pauta do Sesc Cultura ON dia 18

Para quem curte cultura, a programação Sesc Cultura ON do dia 18 está recheada de atrações. Às 19h tem a exibição do documentário “Sou do Barro” de Esdras Campos.

Já às 20h tem a apresentação musical “Cincoversos Tocantino” com Dorivã, e às 21h tem o bate papo “Entrevista com dois grandes literatos tocantinenses” com Tião Pinheiro e Odir Rocha. Todas as ações do projeto Sesc Cultura ON acontecem na página oficial do Sesc Tocantins no Youtube www.youtube.com/sescto. Informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (63) 3212-9954.

Sou do Barro – 19h

As manifestações culturais e tradições do povo tocantinense são fortemente representadas através da música, que traz à tona um legado de histórias, vivências, pertencimentos e originalidade.

A riqueza dos ritmos e danças genuinamente tocantinenses é uma herança sensível e delicada que precisa ser preservada e disseminada. Os ritmos e danças como a Catira, Sússia, Tambor, Congo e Roda têm no Tocantins peculiaridades e contornos únicos desde a construção dos instrumentos essencialmente o tambor de barro.

Os instrumentos de percussão são construídos da mesma maneira como a milhares de anos atrás, usando apenas os recursos materiais presentes na natureza, formas únicas de expressão e utilização que enriquecem as manifestações populares a identidade e a matriz cultural aqui no Tocantins.

A importância da transmissão desse conhecimento como patrimônio imaterial do povo e suas tradições será de vital importância para novas gerações e a formação da identidade cultural que será apresentada nesse documentário.

Marcio Bello dos Santos é um dos principais representantes da cultura dos Tambores no Tocantins, reconhecido e respeitado internacionalmente pelo trabalho de musicalização e inclusão social através do grupo Tambores do Tocantins, irá compartilhar seu saber através de vídeo. O documentário tem 5m45s e a classificação é livre.

Cincoversos Tocantinos – 20h

O projeto “Cincoversos Tocantinos” é uma proposta selecionada que traz cinco canções autorais do cantor e compositor Dorivã em parceria com poetas tocantinenses: Tremor com Tião Pinheiro; João Bacaba com Ronaldo Teixeira e Paulo Aires; Brinde também com Tião Pinheiro; Luar de Prata ainda com Ronaldo Teixeira e Samba de Caboclo com Gilson Cavalcante. A apresentação tem a duração de 21m e a classificação é livre.

Entrevista com dois grandes literatos tocantinenses- Tião Pinheiro e Odir Rocha – 21h
A atriz Bell Gama entrevistará os grandes poetas tocantinenses: Tião Pinheiro e Odir Rocha. Um bate-papo literário leve e repleto de poesia, história e muita diversão, como forma de homenagear a carreira literária desses grandes escritores tão importantes para a literatura tocantinense.

Esse trabalho é um recorte do projeto “Cena Protagonista”, criado no início da pandemia pela Cia Cenaberta de Teatro. O foco do projeto é conhecer e reconhecer pessoas que, de algum modo, contribuem significativamente para a sociedade como um todo. Seja nas artes, na política e nas mais diversas áreas, ou seja, pessoas Protagonistas. O bate papo terá a duração de 1h15 e a classificação é livre.

Sesc Cultura ON

O projeto surgiu em virtude da pandemia do novo coronavírus, a COVID 19. O Sesc acredita que a manutenção das atividades culturais contribui para o bem-estar social e para a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus dependentes e comunidade em geral.

A ação é destinada a artistas residentes no estado do Tocantins, que desenvolvem trabalhos nas linguagens de Artes Cênicas (teatro, circo e dança), Artes Visuais, Literatura, Música, Audiovisual, Arte Educação, Patrimônio Cultural e de forma transversal para profissionais ligados as áreas técnicas e economia criativa. Foram selecionadas propostas de criação, fruição e formação, a ser apresentadas de forma virtual nos canais oficiais do Sesc. Todos os projetos serão disponibilizados ao público de forma virtual, podendo estes ainda serem apresentados em programações presenciais pós pandemia.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.