logo

Conecte conosco

Militares que atuaram na Operação Canguçu são homenageados pela Câmara Municipal de Gurupi

Vinte e dois policiais militares são reconhecidos por sua bravura e atuação na frustração de assalto a empresa de transporte de valores em Confresa-MT

A Câmara Municipal de Gurupi realizou, nesta quinta-feira, dia 29 de junho durante a quinta sessão ordinária do mês de junho, uma solenidade de Moção de Aplausos em reconhecimento aos vinte e dois militares do 4º BPM que participaram da bem-sucedida Operação Canguçu. Os militares foram homenageados pelo serviço honroso prestado durante a operação, que ativamente frustrou a fuga dos criminosos envolvidos na tentativa de assalto a uma empresa de transporte de valores em Confresa, no estado do Mato Grosso.

A iniciativa de homenagear os militares partiu do vereador Elvan Leão, autor do requerimento, que destacou a importância de reconhecer os serviços prestados pelos militares em defesa da sociedade. O vereador expressou sua gratidão pelos valorosos policiais militares que participaram da operação, ressaltando o zelo e o destemor com os quais desempenham seu trabalho, muitas vezes arriscando suas próprias vidas.

Durante a solenidade, o Comandante do 4º BPM, Subtenente W. Costa, também enfatizou a relevância da homenagem e elogiou o trabalho da Polícia Militar na proteção dos cidadãos de bem. O comandante agradeceu à Câmara Municipal de Gurupi por enaltecer o trabalho árduo da corporação e parabenizou a equipe que combateu com sucesso a operação. O Comandante W. Costa destacou a disciplina da Polícia Militar como um fator essencial para o êxito nas operações, como foi o caso da Operação Canguçu.

A Operação Canguçu, que ocorreu em 9 de abril deste ano, foi uma resposta rápida e efetiva das forças de segurança diante de uma tentativa de assalto a uma empresa de transporte de valores em Confresa, no estado de Mato Grosso. Cerca de 20 indivíduos fortemente armados tentaram roubar o dinheiro do cofre da empresa, mas não obtiveram sucesso. Após a ação frustrada, o grupo fugiu em direção ao Tocantins, adentrando o Estado em seis veículos, o que levou ao início da maior operação policial integrada já realizada na região Norte do país.

A Operação Canguçu mobilizou aproximadamente 350 policiais militares dos estados do Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Pará e Minas Gerais, além das Polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal. As forças policiais trabalharam em conjunto para capturar os suspeitos da tentativa de assalto. Durante as ações, 18 criminosos morreram em confrontos e outros cinco foram presos. Dois destes foram capturados na zona rural do Tocantins, enquanto outros três, que teriam auxiliado na logística do crime, foram detidos em Redenção, no Pará, e em Araguaína, no Tocantins, pela Polícia Civil de Mato Grosso.

A Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Gurupi é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelos militares envolvidos na Operação Canguçu, que resultou no êxito em desmantelar a ação criminosa e garantir a segurança da população. A homenagem ressalta o comprometimento e a coragem dos policiais militares na defesa da sociedade e serve como um exemplo a ser seguido por todos.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA