logo

Conecte conosco

Maioria das cidades livres do coronavírus no Tocantins fica na região sudeste

Atualmente 129 dos 139 municípios têm registros da doença. Em 61 cidades já há registro de mortes pela Covid-19.

O coronavírus segue avançando no interior do Tocantins. Nesta segunda-feira (13) a prefeitura de Chapada da Natividade, no sudeste do estado, confirmou o primeiro caso e com isso diminuiu para 10 o total de municípios que seguem livres da doença. A região sudeste concentra a maioria das cidades que não tiveram confirmações, seguida pelo Jalapão.

A região mais afetada pela pandemia no Tocantins é o norte do estado. Todas as cidades do Bico do Papagaio e também do entorno de Araguaína têm casos de coronavírus. Entre os 10 municípios mais afetados pela pandemia cinco ficam na região norte. Palmas e Porto Nacional, na região central, também aparecem com muitos registros.

Cidades sem registros de coronavírus até esta segunda (13/07)

  • Combinado – região sudeste
  • Conceição do Tocantins – região sudeste
  • Lavandeira – região sudeste
  • Mateiros- região do Jalapão
  • Monte Santo do Tocantins – região central
  • Novo Jardim – região sudeste
  • Porto Alegre do Tocantins – região sudeste
  • Sucupira – região sul
  • São Félix do Tocantins – região do Jalapão
  • São Valério da Natividade – região sudeste

As cidades que não tiveram registro são todas de pequeno porte, com menos de cinco mil habitantes e nenhuma delas tem hospital para cuidar de casos de alta complexidade. Nas cidades do Jalapão há ainda o fator de isolamento, já que não há estradas asfaltadas para a região e as que existem são consideradas de difícil acesso.

O total de cidades com registro de mortes também cresceu e já chega a 61. Apenas nesta segunda-feira mais três municípios entraram na lista: Tocantínia, Miracema do Tocantins e Lagoa do Tocantins. A situação é mais grave em Araguaína, que teve 74 mortes e em Palmas, com 26 registros. A lista segue com Araguatins, onde 17 pessoas perderam a vida e Nova Olinda, com 10 óbitos pela pandemia.

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde mostram que no Tocantins a pandemia matou mais moradores que a violência urbana e os acidentes de trânsito e a curva de registro de mortes está com tendência de crescimento.

Desde o começo da pandemia, o Tocantins registra 15.307 casos de coronavírus e 259 mortes. No estado, 9.598 pacientes estão recuperados e 5.459 ainda estão em acompanhamento. Nesta segunda-feira, 180 pessoas estão hospitalizadas.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA