logo

Conecte conosco

IPA de Gurupi fica entre as sete Escolas classificadas no Prêmio Gestão Escolar 2020 da DRE/Gurupi

Na tarde desta segunda-feira dia (14), aconteceu o Seminário sobre Gestão Escolar em tempos de pandemia e na sequência uma socialização entre as sete escolas classificadas no PGE/2020 da Diretoria Regional de Gurupi – DRE, onde cada uma contou um pouco das suas experiências.

Das 71 Escolas inscritas da Regional de Gurupi, o Instituto Presbiteriano Araguaia – (IPA) ficou entre as sete classificadas e indicadas para a fase estadual com a ação do Projeto “Quarentena de Emoções e Desafios Cognitivos em família”, cujas ações foram desenvolvidas com o intuito de aproximar escola, alunos e comunidade e de orientar a aprendizagem em tempo de pandemia.

As ações propuseram aos alunos a criação de poemas para externar os sentimentos frente à situação de distanciamento social, já na ação “Desafios Cognitivos em família” teve o objetivo de empregar o uso de desafios de matemática, visando contribuir para o aprimoramento do raciocínio lógico dos alunos.

A metodologia utilizada em todas as atividades desenvolvidas foi um encontro virtual com os alunos das turmas selecionadas, apresentação da proposta, criação de um grupo de Whatsapp, suporte e orientação dos alunos de forma virtual e divulgação nas redes sociais da instituição. (Facebook e YouTube).

Ao fazer uma avaliação dos trabalhos, a Comissão pedagógica do IPA constatou que as ações atingiram resultados satisfatórios e gerou um impacto positivo, pois verificou-se que muitos educandos se sentiram acolhidos e valorizados, pois foram envolvidos em uma situação de aprendizagem sócio emocional significativa e compartilhamento de saberes matemáticos.

De acordo com a professora da disciplina de Língua Portuguesa do IPA, Mônica Reis, a pandemia trouxe a possibilidade de olhar o processo educativo dentro de outras perspectivas. A ação “Quarentena de Emoções’’, foi pensada com o objetivo de proporcionar aos alunos o aperfeiçoamento da escrita através da construção de poemas, onde eles puderam externar todas as emoções sentidas e vivenciadas por eles e suas famílias, frente à atual situação de distanciamento social”, comenta. Ainda de acordo a professora, “É muito gratificante perceber que a ação, dentre tantas outras experiências, foi percebida e valorizada como uma boa prática. Experiências diferentes provocam aprendizagens significativas e esse é o papel da escola” Finaliza a professora Mônica.

Para a professora Eliúde Fernandes, regente da disciplina de matemática, a ação “Desafios cognitivos em família” trouxe reflexões importantes e grande motivação para os alunos e demonstrou que o processo ensino aprendizagem e a interação escola/aluno/família também podem ser construídos através do uso de ferramentas digitais.  “Nos sentimos honrados pelo reconhecimento do trabalho realizado e poder tê-lo inserido dentro de um círculo de boas ações que possa contribuir para a construção da aprendizagem social, emocional e cognitiva. Gratidão a todos que se envolveram no desenvolvimento dessa prática educativa”, destacou a professora.

Para a gestora, Adriana Beatriz Martins Lemes, foi possível concluir que práticas pedagógicas que promovem o desenvolvimento de habilidades emocionais dos alunos e atividades desafiadoras são extremamente importantes para a educação e aprendizado como um todo.

“O prêmio gestão escolar é o momento em que o gestor escolar é reconhecido pelo seu trabalho e poder fazer parte pela primeira vez como gestora me deixou feliz pois vi que uma gestão de qualidade só é possível quando se tem uma equipe que trabalha junto, que aceita suas propostas e todos juntos trabalham em prol de uma educação de qualidade.  Sou muito grata a Deus por tudo que Ele tem realizado em minha vida e na vida de cada colaborador da nossa Instituição”, concluiu a gestora do IPA.

De acordo a professora Alaide Santiago, Articuladora Regional do Prêmio Gestão Escolar 2020, “O Prêmio Gestão Escolar 2020 superou as nossas expectativas em relação a participação, pois das 71 escolas inscritas, deste universo 7 foram classificadas na Regional como escolas Destaques em Gestão Escolar. O Seminário ocorrido nesta segunda-feira dia 14, foi a ferramenta utilizada para reconhecer e valorizar as escolas e seus pares”, comentou a Articuladora.

Para a Diretora Regional de Educação de Gurupi, Claudia Moreira dos Santos, o Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias. “Atualmente entendemos que a gestão escolar é composta pela equipe escolar. Todos fazem parte da gestão escolar e devem ter corresponsabilidades tanto nas decisões quanto na implementação das ações, no acompanhamento e nos resultados alcançados. Parabéns a todos os envolvidos e os nossos agradecimentos a nossa Secretária de Educação, Esporte e Juventude do Tocantins, Adriana Aguiar pelo apoio de sempre a nossa regional”, destaca a gestora.

Os professores da disciplina de Português envolvidos foram: Giseli Gracioto (6º Ano), Fabiana Prevedello (7º Ano), Mirian Nunes (8º Ano), Mônica Reis (9º Ano) e a coordenadora Pedagógica Marciley Batista. Já os professores de Matemática envolvidos foram: Eliúde Fernandes (6º Ano), Maria Aparecida (7º Ano), Halana Rocha (8º Ano) e Dalila Cardoso (9º Ano) junto com a coordenadora Pedagógica Rosinalva França.

As professoras Mônica Reis e Eliúde Fernandes, representaram o Instituto Presbiteriano Araguaia – IPA, durante a palestra sobre Gestão Escolar em tempos de pandemia e também durante o seminário.

Veja as escolas classificadas:

🎯 Colégio Militar do Estado do Tocantins Adjulio Balthazar de Alvorada

🎯 Ana Maria de Jesus de Alvorada

🎯 Centro de Ensino Médio Bom Jesus de Gurupi

🎯 Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Presidente Costa e Silva de Gurupi

🎯 Escola Estadual Tarso Dutra de Cariri

🎯 Instituto Presbiteriano Araguaia de Gurupi

🎯 Escola Municipal Professora Filomena Rocha Soares de Alvorada.

Assista ao vídeo

O que você achou do novo layout do Portal do Amaral?

Resultado Parcial

Carregando ... Carregando ...
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.