logo

Idosos de Gurupi receberam palestra sobre depressão na terceira idade

O Psiquiatra Dr. Moysés Chaves esteve no auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha na tarde desta quarta-feira (16), para ministrar a palestra “Depressão no Idoso”. O evento, promovido pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal do Idoso, contou com a participação de aproximadamente 150 idosos.

Segundo o palestrante Dr. Moysés Chaves, a depressão é uma doença muito comum na terceira idade e foi de extrema importância a iniciativa da Prefeitura. “Toda a equipe envolvida está de parabéns por ter trazido este tema a tona a esse público, pois não se fala muito em doenças mentais e a principal delas é a depressão. Ela atinge cerca de 30% dos idosos. Então falamos aqui hoje sobre como identificar a depressão nessa idade, como prevenir e como tratar, tanto com tratamentos medicamentosos e não medicamentosos”, explicou Chaves.

Para a secretária municipal do idoso, Regiane Garcia, a gestão atual tem dado uma atenção especial aos idosos, envolvendo-os em ações interativas, dinâmicas e informativas, ao longo de todo o ano. “Nós temos visto muitos casos de idosos com depressão, por isso tivemos a iniciativa de oferecer a eles uma palestra em parceria com o Dr. Moysés para informa-los sobre como evitar a doença e como agir no tratamento. Essa é mais uma ação dentre as várias realizadas durante o ano para motivar nossos idosos e torna-los mais saudáveis. Aqui em Gurupi, a secretaria tem sempre buscado deixar eles ativos em diversas atividades e eventos”, afirmou a secretária.

A palestra foi interativa e despertou a atenção dos idosos presentes quanto ao tema. Eles tiveram um espaço para tirar dúvidas e debaterem sobre o tema e saíram satisfeitos com as informações adquiridas. “Achei muito importante a palestra, todo conhecimento é bem vindo e da forma como foi feita a dinâmica facilitou bastante, vou procurar colocar todos os ensinamentos em prática”, relatou a aposentada Raimunda Tavares, de 67 anos. “Eu procuro ser bem ativa e alegre para não me entregar a velhice e as doenças, por isso achei muito bom assistir essa palestra e vou seguir a risca as orientações que o doutor falou”, disse Regina Télia da Silva, também aposentada.

Além da palestra, a programação contou com dinâmica, sorteio de brindes e um coquetel para finalizar o evento.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.