HGP realiza mutirão de cirurgias pediátricas neste fim de semana

logo

Conecte conosco

HGP realiza mutirão de cirurgias pediátricas neste fim de semana

Ação faz parte do Programa Opera Tocantins, que objetiva agilizar  o atendimento dos usuários

Nesse final de semana, nos dias 18 e 19, o Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou um mutirão de cirurgias pediátricas eletivas, beneficiando cerca de 20 crianças. A ação faz parte do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins, que objetiva agilizar  o atendimento dos usuários,  regulados na Central Estadual de Regulação conforme os trâmites do  Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a médica cirurgiã pediátrica Maria Fernanda Coelho de Melo, “essa é uma ação que a gente vem fazendo todos os meses para dar celeridade na fila de cirurgias do SUS. São cirurgias de médio porte, como hérnias umbilicais, inguinais, cirurgia de testículos e fimose. Neste fim de semana conseguimos atender 20 crianças entre 2 e 11 anos, que tiveram alta no mesmo dia”.

Os mutirão do opera  conta com suporte logística de equipe de apoio (rouparia, nutrição, copa e manutenção), além da coordenação de enfermagem do centro cirúrgico e ala pediátrica, setor de documentação e internação, logística do centro cirúrgico, cirurgiões e anestesistas que atuam de forma integrada para garantir segurança, agilidade e qualidade no cuidado às crianças atendidas.

A criança Rute da Silva Alves, de dois anos, foi uma das pacientes atendidas no mutirão. Segundo a mãe, Haylla da Silva Luz, “minha filha passou pelo procedimento de hérnia umbilical no sábado, e teve alta no mesmo dia. Graças a Deus ela está se recuperando bem”. 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.