logo

Conecte conosco

Gurupienses integram o Movimento Vidas Idosas Importam

O alinhamento com o Conselho Estadual do Idoso sobre políticas públicas voltadas para o idoso em Gurupi

O Movimento Vidas Idosas Importam, criado no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 2020, nasceu com o objetivo principal de valorizar a pessoa idosa na defesa de seus direitos e na promoção de sua participação na sociedade. Inspirado no norte-americano Black Life Matter (Vidas Negras Importam), o movimento é apartidário, tem abrangência nacional e presença no exterior (Portugal, Suíça e Espanha) e surgiu a partir da iniciativa do gerontologista Crismedio Costa, ativista dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. Tem à frente a coordenadora nacional Sandra Regina Gomes (SP), a coordenadora nacional adjunta Sandra Rabello (RJ) e o articulador nacional Crismédio Costa (AL).

Os gurupienses Wylker Saraiva, Mestre em Educação e Vinícius Martins Diretor Municipal do Idoso integram o movimento ativista pelo direito da pessoa idosa.

“Ser ativista pelo direito da pessoa idosa é respeitar a vida. Levanto essa bandeira em busca de uma melhor qualidade de vida para as pessoas que já se dedicaram muito pela sociedade, o meu instrumento é o exercício físico atuando diretamente no resgate de capacidades funcionais dos idosos, trazendo mais independência em atividades básicas da vida diária. Um idoso ainda continua com seu papel social ativo, mesmo sendo protagonista de todas as esferas que o envelhecimento pode trazer”, disse Wylker Saraiva.

“Os principais objetivos do Movimento Vidas Idosas Importam são a valorização, inclusão e defesa da diversidade do envelhecimento. Para tanto, o projeto potencializa ações que contribuam para o protagonismo da pessoa idosa e a efetiva proteção contra a discriminação etária, denominada idadismo”, explicou  Vinicius Martins.

O Diretor Municipal do Idoso, Vinícius Martins, ressalta ainda que o trabalho realizado pela atual administração da Prefeitura de Gurupi vai ao encontro do Movimento Vida Idosas Importam e destaca ações realizadas nesses 100 dias de gestão como,  o alinhamento com o Conselho Estadual do Idoso sobre políticas públicas voltadas para o idoso em Gurupi; Atualização de cadastro e criação de um banco de dados; Campanha contra o golpe “Fila da Vacina” aplicado em idosos devido a pandemia, onde se passavam por funcionários da Prefeitura; Campanha Declare Seu Amor – para incentivar pessoas físicas e jurídicas a fazerem doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal do Idoso, deduzidos do Imposto de Renda, com apoio do Ministério Público; Doação de R$ 30.000,00 do Banco da Amazônia ao Fundo Municipal do Idoso; Atendimento domiciliar às famílias dos acolhidos na casa do idoso; Alinhamento estratégico das ações de enfrentamento a Covid_ 19 e assistência em parceria com o CRAS e CREAS; Reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; dentre outras.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.