Gurupi fortalece saúde inclusiva com reinauguração do Centro Especializado em Reabilitação Monsenhor Geraldo Torres

logo

Conecte conosco

Gurupi fortalece saúde inclusiva com reinauguração do Centro Especializado em Reabilitação Monsenhor Geraldo Torres

Centro Especializado em Reabilitação está completamente equipado e firmou parceria com a UnirG para garantir atendimento humanizado e multiprofissional à população.

Na manhã desta terça-feira, 3 de junho, Gurupi viveu um momento simbólico para a saúde pública com a reinauguração do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Monsenhor Geraldo Torres. A unidade, de porte II, passa a oferecer atendimento multiprofissional de alta qualidade para pessoas com deficiência, agora com estrutura adequada, ambientes planejados e profissionais qualificados.

Inaugurado originalmente em dezembro de 2020, o espaço enfrentava limitações que impediram seu pleno funcionamento, como falta de equipamentos e organização interna. Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Gurupi concentrou esforços para reestruturar o local e torná-lo, de fato, funcional. O resultado é um centro moderno, acessível e com 31 salas equipadas para oferecer cuidado integral.

Gestão comprometida e emoção com a entrega

A secretária municipal de Saúde, Luana Nunes, compartilhou a emoção de ver o espaço em pleno funcionamento após anos de desafios.

“Foi um processo burocrático que começou ainda quando a prefeita Josi era deputada e conseguiu os recursos. Com muito esforço, conseguimos entregar um espaço completo para quem realmente precisa. São 31 salas com equipamentos e ambientes adequados para todos os tipos de atendimento ofertados”, destacou.

Parceria com a UnirG: saúde e ensino caminhando juntos

Durante a cerimônia, foi firmado um convênio entre a Secretaria de Saúde de Gurupi e a Fundação UnirG para a gestão compartilhada do CER. A prefeita Josi Nunes ressaltou a importância dessa união.

“A parceria com a UnirG na UPA já é um sucesso, e aqui também será. Unir ensino, pesquisa e atendimento é garantir que os serviços sejam ainda mais fortes e humanizados. Todos ganham: a comunidade e os acadêmicos”, afirmou.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda, reiterou o compromisso da instituição:

“Vamos replicar aqui a mesma excelência que já oferecemos na UPA. O CER representa um avanço significativo para Gurupi e para toda a região sul do Tocantins”.

Serviços especializados e estrutura acolhedora

O CER Monsenhor Geraldo Torres passa a integrar a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, promovendo ações de reabilitação e reintegração social. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de: Fisioterapia; Psicologia; Fonoaudiologia; Terapia ocupacional e Enfermagem.

O espaço físico dispõe de ambientes como sala de estimulação precoce, sala de atividades da vida prática (AVP), fraldário adulto, ginásio com piscina para hidroterapia, consultórios, copa para pacientes, refeitório, recepção, estacionamento e jardim interno — tudo planejado com acessibilidade e conforto.

Atendimento ampliado e inclusão real

O CER já inicia suas atividades com a oferta de diversos atendimentos especializados, incluindo: Pacientes com Acidente Vascular Encefálico (AVE); Traumatismo Cranioencefálico (TCE); Lesões medulares; Distrofias neuromusculares; Amputações; Crianças de alto risco e Pacientes ortopédicos em pós-operatório.

Além disso, o projeto Acolhendo as Cores, que atualmente funciona na UBS Nova Fronteira, será transferido para o CER ainda nesta semana. A iniciativa oferece suporte multidisciplinar a crianças neurodivergentes.

Uma homenagem à fé e ao serviço

O nome do centro presta homenagem ao querido Monsenhor Geraldo Torres, figura histórica de Gurupi. Nascido em 1928, o padre chegou à cidade em 1958 e participou ativamente da construção da primeira igreja católica do município, obra concluída após 13 anos de dedicação.

Monsenhor Geraldo deixou um legado de fé, união e serviço à comunidade, valores que agora se refletem na missão do CER. Faleceu em 14 de fevereiro de 2012, mas sua memória continua viva em cada ação que promove dignidade e cuidado em Gurupi.

Presenças marcantes na cerimônia

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades municipais e representantes de entidades de saúde, entre eles: Vice-prefeito Adailton Fonseca; Vereadores Ivanilson Marinho, Débora Ribeiro, Matheus Monteiro, Célia Lima, Valter Coelho, Ronaldo Lira, Romildo Santos, Jair do Povo, Leda Perini, Colemar da Saborelle, Marílis Fernandes e Diane da Vitória dos Bichos; Vânio Rodrigues, diretor do Cosems; Rosa Helena, superintendente da Pessoa com Deficiência; Fernando Roseno, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Francíscero Lopes, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.