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Governo lança Programa de Formação de Professores da Educação Infantil para os 139 municípios

Depois do sucesso do projeto-piloto do diagnóstico e formação de professores da educação Infantil, e elaboração do Plano de Desenvolvimento para a Qualidade desta modalidade de ensino, em seis municípios tocantinenses, o Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira, 14, a expansão do Programa de Formação para Educação Infantil para as demais 133 cidades do Tocantins. Durante o evento, realizado no auditório do Palácio Araguaia, também foram apresentados os resultados do estudo sobre a educação infantil no Estado. As ações fazem parte do Programa Estrada do Conhecimento (PEC) integrante do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

O estudo-piloto foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e foi financiado pelo Banco Mundial. Por meio da empresa de consultoria Triani Assessoria e Treinamento Educacional, foram avaliados ambientes educacionais de creches e pré-escolas nas cidades de Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Wanderlândia e Pugmil.

De posse dos dados, foram elaborados o Guia de Orientações Didáticas, que subsidiaram a prática pedagógica dos professores da educação infantil, a Formação para os professores e o Plano de Desenvolvimento para a qualidade da Educação Infantil.

Em seu pronunciamento, o Governador Marcelo Miranda destacou a necessidade de mudanças de paradigmas na Educação para as políticas educacionais do Brasil. “A infância é a base. É nessa faixa etária que se define o que seremos quando adultos. Todo cuidado nessa fase é essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Levamos a sério os resultados da qualidade da educação e, por isso, determinei que fosse estendida a formação para todos os municípios tocantinenses”, pontuou.

A titular da Seduc, professora Wanessa Zavarese Sechim, frisou o apoio aos municípios para a garantia do sucesso na aprendizagem. “O aluno não é da rede municipal ou estadual. É um cidadão do Tocantins. O acesso e o atendimento com qualidade, principalmente nos primeiros anos na escola, são fundamentais para o fortalecimento do desenvolvimento da criança. Por isso, fomos buscar o que tem de melhor, para qualificação de nossos professores, que são os grandes condutores desse caminho rumo ao sucesso dos nossos alunos.

O representante do Banco Mundial, Leandro Costa, ressaltou a relevância da ampliação da capacitação. “A educação infantil é um dos gargalos da educação básica. Levar essa formação para todos os municípios mostra a preocupação do Estado em apoiar os gestores municipais, buscando a qualidade da Educação”, destacou.

Para o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) Jairo Mariano “esse tipo de parceria é fundamental. Mesmo sendo essa etapa atribuição do município, verificar o envolvimento do Estado em busca de uma educação de qualidade desde a educação infantil, traz satisfação, principalmente, ao ver esses resultados já obtidos nos municípios participantes”.

Segundo o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Bartolomeu Moura Júnior, as parcerias firmadas entre os entes federativos são fundamentais para a oferta do ensino púbico. “É muito gratificante quando as políticas públicas de Estado se entrelaçam com as políticas públicas dos municípios. Vejo nesse momento um pontapé inicial para alcançarmos os 139 municípios com uma nova realidade na educação infantil”, frisou.

Resultados

Responsável pela execução da pesquisa e elaboração dos Guias Metodológicos, Marisa Triani revelou que, após as intervenções realizadas, cerca de 80% das práticas pedagógicas das escolas foram modificadas. “A parte pedagógica foi a que mais avançou. Apesar das dificuldades com infraestrutura, comuns a todos os municípios, observamos muitas melhorias na rotina escolar, com resultados já visíveis”, relatou.

A professora Wanessa ressaltou que a Pasta tem capacidade técnica para oferecer capacitação aos professores dos 139 municípios. A estimativa é que sejam atendidos 500 educadores. O curso começa em abril e terá dois encontros presenciais, além dos módulos na modalidade de Educação a Distância. As prefeituras que aderirem ao programa receberão ainda material didático.

Quem já participou da formação garante que a iniciativa tem trazido grandes resultados. “Tivemos uma orientação precisa para realizar nosso planejamento pedagógico com foco no lúdico. As mudanças na prática pedagógica foram fundamentais para as melhorias que já conseguimos ter. As metodologias de valorização do  brincar e educar vieram para aperfeiçoar o nosso trabalho e para que tenhamos crianças bem assistidas e com uma base sólida”, enfatizou Luana Gomes, diretora do Centro de Educação Infantil Cristino Cardoso, de Barrolândia.

Plano de Desenvolvimento da Educação Infantil

O Plano de Desenvolvimento foi desenvolvido estrategicamente e baseado nas observações em sala de aula dos seis municípios polos do estudo. “Também consultamos os Planos Municipais de Educação, os planos de cargos, carreiras e salários e sugerimos como o ensino pode ser melhorado, levando em conta a valorização do professor, a gestão democrática com um currículo elaborado para atender às necessidades das crianças, da cidade, do campo, da educação especial”, explicou Marisa Triani.

Para os gestores que já aderiram, a expectativa é de que a capacitação culmine em avanços no ensino ofertado. “Esse tipo de parceria é o que todo gestor precisa. Praticamente não haverá nenhum custo para os municípios. Estou certa de que teremos muitos benefícios nesse atendimento da educação infantil com professores orientados para oferecer o que realmente as crianças dessa faixa etária precisam”, disse a prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin.

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