logo

Conecte conosco

Governo do Tocantins realiza visitas técnicas das equipes da Proteção Social Especial em nove municípios do Estado

As visitas acontecem nesta semana, com objetivo de acompanhar, orientar e monitorar os serviços executados pelo CREAS regionais

Com proposta de orientar, acompanhar e monitorar as equipes técnicas que executam os Serviços de Média e Alta Complexidade nos municípios da Região do Jalapão, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – Setas, realiza, nesta semana, visitas técnicas das equipes da Gerência de Proteção Social Especial,  nos municípios: Aliança do Tocantins, Araguaína, Aparecida do Rio Negro, Cariri do Tocantins, Crixás, Gurupi, Ipueiras, Novo Acordo, Rio Sono e Silvanópolis.

De acordo com a gerente da Proteção Social Especial da Setas, Canilda Cruz, as orientações, acompanhamentos e monitoramentos são importantes no alinhamento das informações para melhoria dos serviços executados, pelas equipes municipais, junto ao público alvo famílias vulneráveis.

O objetivo da Gerência de Proteção Social da Setas é atender pessoas que tiveram seus direitos violados, beneficiários do SUAS, bem como, fortalecer os vínculos com a Rede de Serviços.

Ipueiras 

Entre os dias 29 novembro ao dia 03 de dezembro, uma equipe técnica da gerência de Proteção Social Especial, da Setas, realiza visitas técnicas, nos municípios de Novo Acordo, Ipueiras  e Rio Sono. De acordo com o psicólogo e coordenador do Creas Regional Centro Leste,  Neyholam Pereira da Costa “as vistas acontecem, quinzenalmente,  com objetivo de acompanhar e orientar a equipe do Centros de Referência de Assistência Social (Cras) municipais, Conselho Tutelar e equipes técnicas de referência da Secretaria de Assistência Social dos Municípios”.

Também nesta semana, a equipe da gerência de Proteção Especial Setas, realizou ações no Centro de Referência de Assistência Social/CRAS de Ipueiras, tais como: reuniões com a secretária de Assistência Social,  Gilsimar Alves Costa Paiva, com a psicóloga do Thais Raianny, e com a técnica de Referência Mara Célia Dias Pereira para um estudo de casos, além de  realizar visitas domiciliares às famílias acompanhadas.

De acordo com a secretária de Assistência Social do CRAS de Ipueiras, Gilsimar Alves Costa Paiva, a parceria com o Governo do Tocantins é de fundamental importância e sem ela a secretaria de assistência social sequer existiria. “Junto com os profissionais da Setas a gente acompanha  as visitas para detectar  as necessidades das crianças e idosos  cadastradas no  Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Realizamos esse  trabalho juntos”, informou.

Já a técnica de Referência do Cras de Ipueiras, Mara Célia Dias Pereira, informou que o trabalho feito em conjunto com a equipe regionalizada da Setas é “ analisar e acompanhar os casos de famílias e pessoas que tiveram seus direitos violados, como também encaminhar as demandas para os órgãos competentes, a exemplos do Conselho Tutelar, secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, entre outras, além das instâncias de direito”.

Já no período, entre 29 de novembro e  03 de dezembro, outra equipe da Setas realiza visitas técnicas de monitoramentos dos serviços de Média e Alta Complexidade, nas cidades de Aliança Cariri do Tocantins, Crixás e  Gurupi.  “A proposta é monitorar e orientar  os serviços ofertados  pelos equipamento de CREAS e Instituições de Acolhimentos de Crianças e Adolescentes, Casa Lar e Acolhimentos de Longa Permanência  para Idosos – ILPI. De acordo com o técnico da gerência de Proteção Social Especial da Setas, Clodoaldo Carvalho.

“Outra ação que acontece, entre os 29 de novembro a 02 de dezembro, é o monitoramento e acompanhamento das visitas e dos serviços ofertados pelo Creas para o equipamento Centro Dia, serviço especializado para pessoas com deficiência; os Acolhimentos Ana Caroline Tenório que abriga crianças e adolescentes e Casa Lar que abriga adolescentes; Sagrado Coração de Jesus e Cantinho do Vovô, que abrigam idosos e o Família Acolhedora que atende crianças e adolescentes” segundo  a técnica da Gerência de Proteção Social Especial da Setas, Vanderlucia Ferreira Trindade.

Creas 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.

O atendimento do CREAS regional é realizado por equipes  multidisciplinares compostas por  psicólogos, assistentes sociais, advogados e  assistente administrativos.

Suas 

Sistema Único de Assistência Social é uma política pública Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS); um direito de todo cidadão que dela necessitar. Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), presente em todo o Brasil.

Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Com um modelo de gestão participativa, o Suas articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA