logo

Conecte conosco

Governo do Tocantins promove cursos da Inclusão Produtiva em Pugmil

Capacitações acontecem nesta semana, entre os dias 02 e 06

Joeleuza de Souza, 31 anos, e Leilma Ferreira, 39, moram em Pugmil e ficaram sabendo da realização dos cursos da Inclusão Produtiva, no município, por meio das redes sociais. “Estou participando para aprender e usar os conhecimentos em benefício próprio, mas, no futuro, penso em abrir um negócio”, afirmou Joeleuza. Leilma também pensa em empreender. “Quero abrir um salão”, afirma.

Para Pugmil, as capacitações são em Designer em Sobrancelhas e Manicure e Pedicure. Os cxursos são promovidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Gerência de Inclusão Produtiva da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com municípios e estão sendo realizados entre os dias 02 e 06.

Mais municípios

Segundo a coordenadora dos cursos, Maria da Guia Araújo Dias Gomes, os próximos municípios que receberão, em breve, os cursos da Inclusão Produtiva são: Marianópolis, Monte Santo e Caseara, respectivamente.

Inclusão Produtiva

De janeiro a setembro de 2023, foram atendidos 10 municípios com os cursos  profissionalizantes, capacitando cerca de 600 pessoas. Também foram atendidas 940 pessoas com outra ação da Inclusão Produtiva, o Dia da Beleza.

A meta, até o final de 2023, é atender mais 15 municípios, ofertando 45 cursos e com previsão de capacitar mais 900 pessoas, segundo o gerente de Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota.

Capacitações

Ofertados pelo Governo do Tocantins em parceria com as prefeituras municipais, as capacitações acontecem nos prédios das secretarias municipais, salões de igrejas, espaços físicos das câmaras municipais, entre outros, e são voltadas para agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, jovens e adultos, micro e pequenos empresários, famílias atendidas pelos programas de transferência de renda e organizações da sociedade civil.

Inclusão Produtiva

A inclusão produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção das pessoas no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da Economia Solidária.

 Público alvo

Participam dos cursos, famílias oriundas dos Programas de Transferência de Renda, tais como Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, Auxílio de Benefícios Eventuais e Beneficiários do CadÚnico.

Tags:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA