logo

Governo do Tocantins marca para agosto retomada dos concursos da Defesa Social e Polícia Civil; PM deve lançar certame no mesmo mês

O governo do Tocantins anunciou, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, 25, no Palácio Araguaia, uma série de medidas relacionadas à segurança pública. Entre elas estão a retomada dos concursos da Polícia Civil e Defesa Social e a realização de um novo certame para a Polícia Militar.

Polícia Civil

De acordo com o secretário de Governo e Articulação Institucional, Lívio Luciano Carneiro, o concurso da Polícia Civil terá continuidade a partir de agosto, com o início do curso de formação para os candidatos aprovados. Esta é a última fase do certame, lançado no começo de 2014 e suspenso pela atual gestão por falta de recursos.

O concurso da PC oferece 515 vagas para os cargos de delegado, agente, escrivão, papiloscopista, agente de necrotomia, médico legista e perito criminal. Mais de 16 mil pessoas se inscreveram para as provas objetivas, aplicadas em junho de 2014. Depois desta etapa, foram realizadas outras quatro: exames médicos, teste de aptidão física, exame psicológico e avaliação de títulos.  Desde então, os aprovados aguardam convocação para o curso preparatório na Academia de Polícia Civil (Acadepol).

Defesa Social

O secretário informou que o curso de formação dos aprovados no concurso da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), antiga Secretaria de Defesa e Proteção Social (Sedeps), também deverá começar em agosto. O certame oferece 1.250 vagas para vários cargos de nível médio, técnico e superior.

As provas objetivas foram aplicadas em dezembro de 2014. Cerca de 42 mil pessoas se inscreveram para a 1ª fase do certame. O resultado final só foi conhecido em junho de 2015. Na época, o governo do estado informou que, por falta de recursos, o curso de formação só seria realizado no ano seguinte. Desde então, o certame permanece suspenso.

Polícia Militar 

Na coletiva desta segunda, o governo garantiu que irá lançar o edital do concurso da Polícia Militar no dia 25 de agosto deste ano, data em que se comemora o Dia do Soldado. O certame irá oferecer mil vagas para o cargo de soldado.

O último processo seletivo para a PM foi realizado em 2013. Na ocasião, foram oferecidas 300 vagas para soldado, sendo 270 para candidatos do sexo masculino e 30 para mulheres. O concurso contou com mais de 33 mil inscritos. Depois de passar por todas as etapas do certame, os aprovados foram nomeados pelo governo.

Corpo de Bombeiros

O governo do estado anunciou ainda que irá convocar, nos próximos dias, mais 84 aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros. Os candidatos do cadastro reserva serão submetidos ao curso de formação da corporação.

Viaturas e aeronave

Presente na coletiva, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, afirmou que o estado pretende entregar, ainda em 2016, mais 100 viaturas para a PM. Segundo ele, metade delas já deverão começar a circular no mês que vem.

Já o subsecretário Segurança Pública, Abizair Antônio Paniago, garantiu que o helicóptero da SSP, que custou R$ 6 milhões aos cofres públicos e está parado desde 2014, deve voltar a funcionar ainda nesta semana.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.