logo

Conecte conosco

Governo do Tocantins intensifica ações para melhoria dos atendimentos no Hospital Regional de Araguaína

Hospital está sendo beneficiado por projetos de apoio do Hospital Sírio Libanês, Beneficência Portuguesa -SP, Moinhos de Vento e Hospital do Coração (HCor), que são hospitais de excelência no país

Na busca por melhoria e eficiência às unidades hospitalares sob sua gestão, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), desenvolve projetos e ações para reduzir a superlotação na urgência e na emergência. O Hospital Regional de Araguaína (HRA) é beneficiado por projetos do Ministério da Saúde (MS), com apoio do Hospital Sírio Libanês, da Beneficência Portuguesa -SP, Moinhos de Vento e Hospital do Coração (HCor), hospitais de excelência no país. Os profissionais que atuam na unidade também foram contemplados com especialização e capacitações.

Das ações que estão ocorrendo na unidade uma delas é o Lean nas Emergências, um projeto executado de forma colaborativa pelos hospitais a Beneficência Portuguesa (BP), de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) para reduzir a superlotação nas urgências e nas emergências da unidade.

“Para quem está na porta de entrada, a implantação desses protocolos fez muita diferença no atendimento e no fluxo de pacientes. Agora, estamos conseguindo uma maior agilidade no atendimento desse paciente que resulta no desafogamento do setor e na agilidade na alta do paciente, o que consequentemente gera um atendimento de mais qualidade”, ressalta a enfermeira do pronto-socorro, Elizabeth Karoline Miranda Rocha.

Uma das beneficiadas com as alterações na rotina de atendimento foi a paciente Deusina Barcellos. “Minha mãe está quase recuperada e viemos aqui para a internação, que é muito melhor, menos pacientes, banheiro no quarto, graças a Deus eu agradeço todo dia por colocar a gente aqui”, afirma a acompanhante da paciente, Creusa Barcellos coelho.

A diretora-geral do HRA, Wal França, relata que o HRA recebia diariamente uma média 90 pacientes no Pronto-Socorro (PS) e, após o início do projeto Lean, com melhoria nos fluxos de trabalho, otimização dos espaços, recursos, insumos, e classificação de risco, a unidade recebe cerca de 20 pacientes ao dia. “O PS agora trabalha com pacientes do seu perfil assistencial, os casos mais leves são orientados a procurar os demais pontos da rede assistencial do SUS, isso dá rotatividade nos leitos e desafoga a unidade. Atualmente, a Unidade está com taxa de ocupação de 87% para leitos clínicos e 95% para Unidades de Tratamento Intensivo”.

HCor

HRA também trabalha com o projeto Hospital Seguro para a pessoa Idosa, para o triênio 2021-2023, com objetivo de qualificar o atendimento ao paciente idoso no sistema de saúde pública, para redução de complicações comuns a esta parcela da população, como quedas, lesão por pressão, broncoaspiração, delirium, contenção mecânica, desnutrição, declínio funcional, permanência prolongada, reinternação precoce e morte evitáveis.

Capacitações

Outra ação do Governo do Tocantins é a capacitação dos profissionais de saúde. Na unidade, cerca de 30 profissionais participam de curso de pós-graduação, com a Especialização em Sistemas Operacionais.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Andreia Teixeira, em 2022, foram realizadas 2.881 capacitações, atendendo coordenadores de alas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e servidores de diversos setores. “É muito importante este trabalho em conjunto das equipes. Atualiza os conhecimentos já adquiridos pelos profissionais e identifica situações e problemas que podem ser melhorados. Outro ponto é a formação de multiplicadores em diversos temas”.

Tags:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA