logo

Conecte conosco

Governo do Tocantins fortalece a formação dos árbitros que atuarão no futebol amador e profissional no Estado com a realização da Escola de Arbitragem em Lagoa da Confusão

Curso promovido pela Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju) e Associação Tocantinense dos Árbitros de Futebol (ATAF), também será ministrado nos polos de Araguatins e Guaraí

O Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), em parceria com a Associação Tocantinense dos Árbitros de Futebol (ATAF), realizou nos dias 16 e 17 de março a terceira edição da Escola de Árbitros do Tocantins. O evento, sediado em Lagoa da Confusão, tem como objetivo fortalecer a formação dos profissionais que atuam no futebol amador e profissional em todo o estado.

Coordenado pelo instrutor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Alfredo Sosa Zamora, o curso recebeu 55 alunos inscritos, provenientes dos municípios da Região do Vale do Araguaia. “Esse curso é de grande importância para a região e para o Tocantins. É uma oportunidade de formação de novos árbitros para atuarem nas competições realizadas em seus municípios e no Estado”, destacou Zamora.

Além disso, o evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares Carlos, o secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Homário Lopes, e o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem e instrutor da CBF, Adriano de Carvalho.

A Escola de Arbitragem, que ocorre aos finais de semana, oferece um programa abrangente que inclui aproximadamente 35% de aulas online. Os alunos têm acesso a noções de psicologia aplicada à arbitragem, nutrição, legislação esportiva, prevenção de lesões esportivas e VAR (Árbitro Assistente de Vídeo). Adicionalmente, recebem um livro oficial de regras e uma camiseta polo oficial da Escola de Árbitros.

Com o intuito de ampliar o acesso à formação, o curso será ministrado nos polos de Guaraí e Araguatins, destinado a jovens e adultos entre 16 e 35 anos interessados em se tornar árbitros de futebol.

Esta iniciativa do Governo do Tocantins reforça o compromisso com o desenvolvimento do esporte e a valorização dos profissionais que atuam no cenário esportivo estadual.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA