logo

Conecte conosco

Governador Carlesse lança a ação “Fomento Recupera Turismo” no Cantão, em Caseara

Evento marcou os 23 anos de criação do Parque Estadual do Cantão e tem como objetivo amenizar os efeitos da pandemia na vida das empresas do setor

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, acompanhado do vice-governador Wanderlei Barbosa e do ministro do Turismo, Gilson Machado, lançou nesta quarta-feira, 14, em Caseara, na região do Vale do Araguaia, a ação Fomento Recupera Turismo, que visa atender o trade turístico com linha de crédito. O evento marcou os 23 anos de criação do Parque Estadual do Cantão e tem como objetivo amenizar os efeitos da pandemia na vida das empresas do setor por meio da oferta de crédito facilitado.

O acesso à linha de crédito faz parte do programa Tocando em Frente, lançado recentemente pelo Governo do Tocantins. Essa linha de crédito dispensa certidões durante o período da pandemia e tem carência de até 12 meses. Já as operações já contratadas, mas que precisam de uma carência complementar em virtude da crise econômica, passam a contar com mais oito meses de carência em virtude da crise econômica.

Desde o início da pandemia, a Fomento já liberou mais de 70 operações de crédito, perfazendo um total de R$ 3,6 milhões, atendendo agências de viagem, hotéis, pousadas, restaurantes e lanchonetes.

Governador Mauro Carlesse

O governador Carlesse destacou o empenho da Gestão em implantar a infraestrutura no Estado para atrair investidores e melhorar as condições de vida dos tocantinenses. Ressaltou que a natureza no Tocantins é bela, generosa e preservada. Também destacou que a linha de crédito da Agência de Fomento vai beneficiar diretamente aqueles empresários ligados ao setor e que foram impactados pela pandemia. “Muitos foram impactados neste período e essa linha de crédito vai atender esse setor para que possam fortalecer suas atividades”, frisou.

O presidente da Agência de Turismo do Tocantins (Adtur), Jairo Mariano, destacou os bons resultados do turismo no Tocantins, a partir do aumento do fluxo de turistas nos principais pontos de visitação. “O fluxo de turistas no Tocantins aumentou consideravelmente e isso vai permitir a recuperação rápida do setor”.

Ministro do Turismo – Gilson Machado

Na ocasião, o ministro do Turismo lançou a campanha publicitária Viagem pelo Brasil – Gigante pela própria Natureza. O ministro Gilson Machado ressaltou que fez questão de lançar o programa no Cantão, para que o parque ganhe projeção no País. “Neste momento em que o Cantão completa seus 23 anos, queremos que ele seja divulgado no mundo todo”, frisou, elogiando a forma como o governador Mauro Carlesse vem conduzindo o Estado durante esse período de pandemia, sem causar grandes impactos negativos no setor turístico.

Reunião

No auditório do Parque Estadual do Cantão, o governador Mauro Carlesse e o ministro Gilson Machado estiveram reunidos com os gestores do Consórcio dos Prefeitos do Vale do Araguaia, para ouvir as demandas dos seus respectivos municípios.

Cantão 

Ministro Gilson Machado ressaltou que fez questão de lançar o programa no Cantão para que o parque ganhe projeção no País

Localizado entre os biomas Cerrado e Amazônia, o Parque Estadual do Cantão é uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia e reúne diferentes ecossistemas. Foi criado em 1998, com o objetivo de proteger os diversos recursos naturais da região e recuperar áreas que sofreram impacto ambiental, além de favorecer o desenvolvimento sustentável e promover o turismo.

A região abriga espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, a ariranha, o jacu-de-barriga-castanha e o pirarucu. Por ter grandes recursos fluviais nessa região, na época de chuvas, vários lagos enchem e se conectam, formando um único conjunto.

Essa característica faz com que diversas espécies de peixes, jacarés e tartarugas se reproduzam em grande escala. Além de peixes, anfíbios e répteis, o parque também registra grande número de aves, chegando a mais de 500 espécies, muitas delas, endêmicas. Como o objetivo é investir no turismo sustentável, são proibidas atividades predatórias, como caça, pesca, queimadas, desmatamento ou mesmo a coleta de plantas, ovos, entre outros.

Presidente da Agência de Turismo do Tocantins (Adtur), Jairo Mariano,

Entretanto, respeitando a preservação da natureza, o parque permite a proximidade com a natureza, com suas múltiplas trilhas, passeios de balsa e de canoas indígenas, circuitos de arvorismo, observação de fauna e flora, recreação em geral, principalmente na temporada em que se formam praias na região, acampamentos e pesquisas científicas.

Presenças 

O evento contou com a presença dos prefeitos da região, dos deputados estaduais Olyntho Neto, Eduardo Bonagura, Nilton Franco e Ivory de Lira; vereadores, secretários de Estado e outros auxiliares do Governo do Tocantins.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.