logo

Gestão municipal avalia 2019 como “Ano de conquistas” para Gurupi

2019 foi um ano de muitas conquistas para Gurupi. A Capital da Amizade e da Prosperidade colheu bons frutos de uma gestão comprometida com bem estar do cidadão e deu mais um salto em desenvolvimento e qualidade de vida ao longo dos últimos doze meses. E os objetivos alcançados projetam ainda um 2020 promissor para o município com a expectativa de mais realizações.

Ao longo do ano, boas notícias em Gurupi animaram a sua população. A cidade foi movimentada com dezenas de obras públicas em andamento e grande parte delas foi entregue para a comunidade, beneficiando todas as áreas. E além das inaugurações de obras, 2019 destacou Gurupi como modelo de gestão para o Tocantins, pela seriedade com que a administração do município tem sido tratada nos últimos anos.

Ao lembrar as obras realizadas, o prefeito de Gurupi Laurez Moreira destacou 2019 como um ano de muitas conquistas para o município. “Eu estou muito feliz com o ano de 2019 porque foi um ano de muitas conquistas e realizações em Gurupi. Conseguimos fazer obras em todos os setores, na infraestrutura, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, entre outras áreas. Foi um ano em que a paisagem da cidade foi mudada, e tenho certeza que o destino da vida de muitas pessoas também”, afirmou.

Nova paisagem

Gurupi mudou sua paisagem em 2019. A cidade ficou mais humana e mais bonita, com a inauguração de novas praças e espaços públicos que deixaram a Capital da Amizade e da Prosperidade ainda mais aconchegante e acolhedora. A Praça João Borges Leitão (D’Adabia), a Praça Francisco Henrique de Santana e o Parque Mutuca II foram entregues com o objetivo de reforçar a oferta de opção de lazer para as famílias gurupienses, que aprovaram o resgate das praças na cidade. “Todo mundo gosta de praça e as famílias precisam delas. Estou feliz que Gurupi ganhou novas e belas praças”, disse a aposentada Tereza Queiroz.

Os novos espaços se tornaram belos cartões postais e propiciam a comunidade fazer diversas atividades. As estruturas contam com parques infantis, academias ao ar livre, iluminação de LED, pistas de caminhada, bibliotecas, coreto, palco para apresentações artísticas e fonte luminosa. Sem contar a nova pista de skate, que foi projetada para atender todos os padrões da Confederação Nacional de Skate e atender bem os esportistas do município, além de fomentar a iniciação esportiva nas modalidades radicais.

Ruas transformadas

A paisagem de Gurupi mudou também nas suas Ruas e Avenidas. Foram mais de 10 bairros da cidade beneficiados com asfalto em 2019. A lama e a poeira deram lugar a pavimentação asfáltica que trás consigo o desenvolvimento, mais saúde e acessibilidade aos moradores de lugares que aguardavam o benefício por mais de 30 anos, como Waldir Lins, Parque das Acácias II e Alto da Boa Vista. “Hoje tenho alegria de receber as pessoas em minha casa com o asfalto passando na minha porta, foi um sonho realizado após muitos anos de espera”, relatou a dona de casa Creuza Pereira, moradora do Waldir Lins.

Saúde estruturada

A saúde de Gurupi ganhou muito em 2019. Foi uma das áreas beneficiadas com investimentos e obras que ampliaram o serviço de atenção básica do município. A comunidade recebeu três novas Unidades Básicas de Saúde, localizadas nos bairros Waldir Lins, Nova Fronteira e Centro da cidade. Além das UBSs, também foi inaugurado um Centro de Atenção Psicossocial. Todas as unidades foram entregues com estrutura moderna para proporcionar a população uma saúde cada vez mais humanizada.

Mas além da estrutura física a saúde do município também avançou em resultados. Gurupi comemorou em 2019 a eficiência das ações de combate a endemias, que deixaram a cidade fora da lista dos municípios com alto índice de dengue, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins. Com uma população bem assistida em estrutura e eficiência nas ações, Gurupi se tornou referência em saúde no Estado.

UnirG

2019 foi o ano que marcou a inauguração do Campus I da Universidade de Gurupi – UnirG, a maior obra feita com recurso próprio no Estado do Tocantins. O Campus oferece estrutura de qualidade para toda a comunidade acadêmica e sua conclusão foi um marco importante na história da instituição, além de um grande passo para a impulsão do desenvolvimento de Gurupi.

Educação de qualidade

Na educação, o município de Gurupi pode comemorar investimentos na infraestrutura, como a reforma geral do Instituto Municipal de Educação Infantil Silny Rodrigues dos Santos, inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) do bairro Vila Nova, além de aquisição de veículos, equipamentos e materiais para as escolas. E o resultado de investimentos na educação colocaram Gurupi em 2019 entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.

O relatório do Connected Smart Cities, realizado pela consultoria Urban Systems, trouxe indicadores que qualificam os locais mais inteligentes e conectados do país e Gurupi ficou na 20ª colocação do ranking, no quesito Educação.  Esse resultado foi aliado também às ações do Programa Inova Gurupi que contribui no processo de aprendizado com base em Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

Cultura valorizada

Outro grande presente para a população de Gurupi em 2019 foi a inauguração do Centro de Convenções Mauro Cunha, um espaço estruturado para valorizar a cultura e a arte. O local conta com museu, galeria de artes, sala de música, auditório multifinalitário com camarim, palco externo e paisagismo, tudo para atender bem os artistas gurupienses e os amantes da arte. No Centro de Convenções Mauro Cunha já foram realizados vários grandes eventos, entre eles a segunda edição do Gurufestival.

Além disso, as edições do Carnaval de Gurupi e do Arraiá da Amizade 2019 confirmaram que a cidade se tornou protagonista no incentivo a cultura. E os grandes eventos culturais aliados à estrutura da rede hoteleira e comercial da cidade, entre outras ações de fomento ao turismo, levaram Gurupi a integrar neste ano o Mapa do Turismo Brasileiro na categoria B até 2021.

Cidade segura

Uma cidade com tanto crescimento requer cuidados com a sua segurança. Foi por isso que a Prefeitura de Gurupi resolveu, em 2019, adquirir câmeras de segurança e cedê-las para a Polícia Militar, que as instalou em pontos estratégicos que agora são monitorados 24 horas por dia na Central de monitoramento da PM. O projeto chamado “Olho Vivo” em 2019 se tornou realidade, o que deixa a população mais assistida no quesito segurança.

Economia

O ano também foi recheado de boas notícias para a economia gurupiense. O município comemorou em 2019 o crescimento na arrecadação do ICMS, sendo que Gurupi foi a cidade que mais cresceu na arrecadação entre os maiores municípios do Estado, com um aumento de 30,2%. Outro crescimento que animou o setor foi o de exportações. Gurupi cresceu 184,6% e alcançou a 286ª posição do Ranking de exportações do Brasil. A Capital da Amizade e da prosperidade atingiu o montante de US$ 25,87 milhões.

A Prefeitura ainda inaugurou este ano a Central de Abastecimento de Gurupi (CEASA), para alavancar a produção, comercialização e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros na cidade.

Esses fatos relevantes, somados a organização da cidade, atraíram investidores potenciais para Gurupi em 2019. Grandes empreendimentos foram anunciados, entre eles um Shopping Center e um Condomínio, que já tiveram suas obras iniciadas. O Parque Agroindustrial de Gurupi (PAIG) está estruturado e recebendo empresas de várias partes do Brasil que estão investindo em Gurupi.

Em 2019 o setor financeiro também reconheceu o crescimento na economia da cidade e as instituições bancárias ampliaram suas instalações e atendimentos, a exemplo do Sicoob Credipar, que inaugurou nova agência.

2020 promissor

E se grandes notícias animaram os gurupiense em 2019, no próximo ano não será diferente, segundo o prefeito Laurez. “É evidente que a expectativa para 2020 é melhor ainda, pois serão realizadas mais obras. No próximo ano está previsto Gurupi ser 100% asfaltada, realizando um sonho que tenho desde que assumi a Prefeitura, e o sonho de muitas pessoas que aguardam por esse benefício. A cidade ficará ainda mais estruturada, embelezada e o povo gurupiense terá orgulho de morar em Gurupi”, concluiu o prefeito.

No próximo ano o município receberá mais obras como o CEMEI do bairro Santa Rita, as UBSs dos bairros Sol Nascente e Campo Bello. E a projeção é que outras obras sejam concluídas como o Mercado Municipal, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER), a Praça Santo Antônio, além de pavimentação em todos os bairros, entre outras obras para 2020.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.