logo

Formosense se destaca em concurso literário nacional

O professor tocantinense de Formoso do Araguaia, José Ferreira do Nascimento, conquistou a terceira colocação no Concurso Literário Nacional Palavras de Amor 2019, promovido pela Casa do Novo Autor Editora, de São Paulo.

Ao todo, o certame que engloba contos, poesia e crônica, reuniu 320 textos de autores de várias partes do Brasil.

A crônica “Deixe estar” de José Ferreira conseguiu emplacar na terceira colocação, com direito a premiação de livros, troféu e publicação da crônica numa antologia da editora. A premiação está prevista para acontecer no mês de dezembro deste ano, no o Clube Atlético Ypiranga, de São Paulo.

Sobre o autor

Professor aposentado, José Ferreira reside em Formoso do Araguaia desde 2004 mas avisa que está de mudança para a cidade de Gurupi. É mestre em Literaturas Pós-graduado em Letras pela USP-SP.  Quando na ativa, ele já atuou nas principais instituições de ensino do país, como Fundação Bradesco, da fundação Bradesco, o IFTO, a UNIFIEO/Osasco, a Unirg, dentre outras.

Abaixo um aperitivo da crônica premiada.

Deixe estar!

Voltei. Caminhava agora lentamente pelas ruas do meu país. A minha cidade de São Paulo parecia mais um mosaico futurista rente a minha visão. Era quase noite, quase trevas, porém, as luzes dos bares e restaurantes já começavam a adoçar o paladar dos visitantes, turistas e robôs que por ali transitam. Alheio a tudo fui andando, Praça da Sé, Anhangabaú, Viaduto do Chá… parei junto a uma banca de jornais e senti um baque: manchetes me transportavam ao inferno que um dia conheci.

Uma greve paralisava os transportes… a passeata dos estudantes terminara em pancadaria com vários jovens presos… balas perdidas foram achadas no corpo de um trabalhador braçal e no coração de uma criança na periferia… a gasolina vai subir de preço…um torturador condecorado com medalha de honra ao mérito… Meu Deus! Mas isso foi há muito tempo! Foi…foi… quando eu fui preso, torturado e exilado…

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.