logo

Conecte conosco

Formandos comemoram conquista de certificados em cursos profissionalizantes

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), realizou na noite desta terça-feira, 20, a cerimônia de formatura dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – 2º Semestre 2018, na Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi.

Na cerimônia, realizada na Câmara Municipal de Gurupi, foram entregues os certificados de conclusão de curso aos alunos das turmas de Agricultor Orgânico, Cerimonialista e Cuidador de Idosos. Ao todo, foram 57 alunos concluintes dos referidos cursos na Regional.

No ato, a gestora da Seduc, Adriana da Costa Pereira Aguiar, reforçou a importância do Programa e empenho do Governo do Estado para fortalecer a educação profissional. “A educação é transformadora, não importa em que fase da vida o ser humano se encontre. Promover a esses jovens e adultos o acesso a cursos e capacitações que lhes permitam ingressar, ou se fortalecer, no mercado de trabalho é muito gratificante. A educação precisa ser uma oportunidade para todos”, frisou a gestora, ao parabenizar cada um dos formandos pela conquista do certificado.

A solenidade contou com a presença de entes da iniciativa pública e privada, ligados a atividades relacionadas aos três cursos, como forma de aproximar os alunos do mercado de trabalho e de fazer com que seu esforço seja percebido por potenciais empregadores.

Formandos festejam

Jaiberluz Costa Gama se formou no curso de Cerimonialista e vislumbra ingressar neste campo profissional. “O mercado de trabalho hoje busca pessoas profissionais nesta área e eu me identifico muito, por isso escolhi fazer o curso e o Pronatec me deu esta oportunidade. É um curso que não tem nenhum custo, é gratuito, e eu aproveitei essa oportunidade para aprender. Tenho muita vontade de trabalhar nesta área e, com este curso, pretendo que venha muitas oportunidades”, disse.

Aos 63 anos, seu Otávio Carvalho Oliveira não perdeu a oportunidade de se aperfeiçoar na atividade que já exerce há mais de 40 anos – a agricultura familiar – e se tornou um grande defensor da agricultura orgânica. “Sou pequeno produtor rural e é fundamental para quem trabalha com agricultura familiar aprender sobre agricultura orgânica, para auxiliar as pessoas do campo e da cidade a terem uma alimentação saudável”, pontuou.

Da mesma forma, dona Adalgiza Martins Teodoro escolheu fazer o curso de Cuidadora de Idosos para se aperfeiçoar na sua área de atuação. “O curso vem somar na minha vida em muita coisa e eu sou muito grata por ter tido essa oportunidade. Já estou trabalhando na área e estou lidando muito bem, colocando em prática tudo o que eu aprendi. Tudo está dando certo para mim, este curso foi uma lição, um presente”, celebrou.

Durante a solenidade, os formandos riram e se emocionaram assistindo a uma apresentação cultural dos alunos da Universidade da Maturidade (UMA/UFT Palmas): uma peça teatral com o tema “Quando a velhice chegar”.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda e estimular a articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda.

A Seduc, comprometida com a qualidade do ensino e com a aprendizagem dos alunos, tem procurado desenvolver ações que venham ampliar a oferta de Educação Profissional de Nível Técnico, Qualificação, Formação Inicial e Continuada através de Programas como o Pronatec, a Rede e-Tec Brasil, a Universidade Aberta do Brasil e o Centro Vocacional Tecnológico (CVT).

A solenidade de formatura dos cursos FIC/Pronatec na DRE de Gurupi contou com a presença de familiares dos formandos, lideranças locais e regionais.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA