logo

Conecte conosco

Força-tarefa contra incêndios florestais vai percorrer região sul do estado no fim de semana

Ações de fiscalização desta vez serão na zona rural de Talismã e Gurupi. Equipes também vão verificar propriedades que foram atingidas por queimadas recentemente

Neste fim de semana a Fiscalização Integrada Contra os Incêndios Florestais vai percorrer municípios da região sul do Tocantins. Nas semanas anteriores a força-tarefa passou por Palmas e cidades da região central do estado. Desta vez, vão percorrer áreas de Talismã e Gurupi, além de visitar propriedades por onde o fogo passou nos últimos dias.

A fiscalização é organizada pela Defesa Civil e Comitê Estadual do Fogo. As equipes terão apoio de um helicóptero do Exército Brasileiro para sobrevoar as regiões. Os órgãos que participam da ação vão se reunir na manhã desta sexta-feira (2), em Talismã, para darem início às atividades.

De acordo com a Defesa Civil, os tripulantes do helicóptero darão as coordenadas das propriedades onde estiver ocorrendo alguma queimada, possibilitando os flagrantes por parte dos fiscais. Fazendas de Talismã, inclusive, vêm registrando grandes queimadas nas últimas semanas.

“Muitos proprietários de terras estão achando que a chegada das primeiras chuvas em algumas regiões vale como liberação para a queima de preparo do solo. Não vale. Na verdade, uma Portaria do Naturatins proíbe essa prática até o dia 13 de novembro”, destacou o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.

Além da Defesa Civil Estadual, também estarão na operação o Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro (22º Batalhão de Infantaria), Naturatins, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Ministério Público Estadual e as Brigadas Municipais de Talismã e Alvorada.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.