logo

Conecte conosco

Festa da Colheita do Capim Dourado começa em Mumbuca

Palestras, atrações culturais e atividades esportivas fazem parte da programação

Chegou a hora da festividade mais marcante do povoado Mumbuca. A Festa da Colheita do Capim Dourado começa nesta sexta-feira, 17, e segue até domingo, 19. O evento marca o início da colheita do capim típico da região, que será utilizado para a produção do artesanato local. A Festa, que conta com o apoio do Sebrae Tocantins e da Energisa, terá uma programação repleta de atividades durante os três dias de realização.

A expectativa é que mais de 300 pessoas participem da Festa, incluindo moradores e turistas. Além de maratonas, desfiles, futebol, cavalgada, peças teatrais e premiações, terá atendimento à comunidade, em que Sebrae e Energisa apresentarão o plano de ação do projeto “Energia para Crescer”. Em seguida, a companhia de distribuição de energia fará o recadastramento das famílias de baixa renda.

“A Energisa tem um olhar muito especial para o Jalapão, tendo realizado importantes investimentos em obras nos últimos anos, mas nosso compromisso vai além de fornecer energia de qualidade. Estamos também com uma forte atuação aqui para preservação e resgate cultural, reforçando o nosso compromisso social ”, afirma o diretor de Relações Institucionais da Energisa Tocantins, Alankardek Moreira.

A analista do Sebrae, Admary Barbosa, explicou a importância do evento para impulsionar a economia da região. “A Festa da Colheita virou uma tradição no povoado e busca valorizar um produto que evidenciou a comunidade no turismo, que é o capim dourado, em que seu artesanato contribui significativamente para aquecer diversos segmentos locais”, destacou.

Para a realização da festividade serão seguidos os protocolos de segurança contra a Covid. O uso de máscara será obrigatório a todos os participantes.

Programação
Dia 17/09

5h30 – Maratona feminina e masculina
6h30 – Lanche
08h30 – Energisa – Recadastramento de famílias da tarifa baixa renda
11h30 – Almoço
13h – Mesa Dourada e inauguração da Casa da Cultura
Apresentação do Plano de Ação do Projeto Energia para Crescer – Energisa e Sebrae;
Cuidados e segurança na rede elétrica – Energisa;
Segunda mesa: Turismo e o impacto da pandemia na comunidade.
15h – Classificação do futebol masculino
18h – Jantar
19h30 – Culto de Ação de Graça
22h – Fogueira

Dia 18/09
6h – Corrida de cavalo
7h30 – Cavalgada dourada
9h30 – Momento livre
11h30 – Almoço
15h – Campeonato de futebol masculino e feminino.
18h30 – Jantar
19h30 – Apresentações culturais

Homenagens (Dona Miuda) (agências e parceiros)
Premiações
Momento teatral
Desfile das artesãs e crianças
Show com “Mauricio da viola e Nisinho”
Show De Horlei e Arnon, Dona Santinha
Agradecimentos Agências e Parceiros
22hh30 – Fogueira

Dia 19/09
6h30 – Lanche
7h30 – Saída ao campo- demonstrativo do capim dourado – Proibida colheita
11h30 – Almoço coletivo – finalização da Festa do Capim Dourado 2021

Povoado Mumbuca
O povoado está localizado próximo à rodovia TO-110, no trecho entre as cidades de Mateiros e São Félix do Tocantins. A comunidade é formada, em sua maioria, por descendentes indígenas e negros, vindos da Bahia em 1909, em busca de melhores condições de vida. A Festa da Colheita do Capim Dourado se tornou tradição e é promovida pela Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca. O período é uma oportunidade para conhecer cultura e o processo artesanal do capim.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.