logo

Conecte conosco

Estado do Tocantins realiza Encontro de Fortalecimento do SUAS na Proteção Básica

Evento capacita gestores dos 139 municípios tocantinenses

“Este encontro é a garantia do direito aos serviços ofertados na Assistência Social de cada município, pois fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas), na Proteção Básica, significa assegurar os direitos socioassistenciais nas Políticas Públicas de Assistência Social”, afirmou a secretária de Assistência Social do município de Alvorada, Adriana Gomide, por ocasião do Encontro de Fortalecimento do Suas na Proteção Básica, na manhã desta terça-feira, 23, em Palmas.

 “Os usuários do Sistema Único da Assistência Social (Suas) dependem dos nossos trabalhos, todos os dias e a gente participa dessa luta porque quer ver o fortalecimento  das Políticas Públicas”, afirmou a  secretária de Assistência Social de Paranã, Suréia Araújo da Silva Moraes, que esteve no evento representando os secretários (as) municipais de Assistência Social.

“É um grande desafio ser secretária(o) de Assistência Social, passamos por uma pandemia onde o assistencialismo teve que falar mais alto, infelizmente. Isso fragilizou o Suas, pois o nosso trabalho não é dar migalhas para as pessoas, mas fortalecer as Políticas Públicas no Serviço de Assistência Social, entregando os serviços da Proteção Básica e da Proteção Especial”, afirmou ela.

O Encontro realizado pelo Estado do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) com o objetivo de fortalecer o Sistema Único da Assistência Social (Suas), por meio da Proteção Social Básica, acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h,  nos dias 23 e 25, no auditório da Escola Estadual Elizangela  Cardoso, em Palmas. O evento capacita gestores dos 139 municípios. Cerca de 400 pessoas confirmaram presença no Encontro, segundo a coordenadora da Gerência de Proteção Social Básica da Setas, Sueli Abreu.

“O foco do encontro é na Proteção Social Básica, como uma das proteções fundamentais na proteção e promoção da família, nas situações de vulnerabilidade social a que estão suscetíveis as populações”, destacou a secretária executiva da Setas, Simone Brito. “O investimento na Assistência Social, enquanto Política Pública,  é uma das saídas para minimizar as situações de vulnerabilidade social”. 

“Queremos fortalecer e dotar os municípios de condições, por meio de suas secretarias de Assistência Social, para que possam ter repertórios e recursos, com objetivo de contribuir para a cidadania de suas populações”, ressalta o secretário da Setas, Zorivan Monteiro.

Participam do Encontro, secretários de Assistência Social, coordenadores dos CRAS, coordenadores do Programa AB PAB, e técnicos das regionais Norte I, Centro Oeste, Sudoeste e Sudeste.

Na quinta-feira, 25, a reunião acontece com as equipes da Assistência Social da Proteção Básica, das regionais Norte II, Norte III e Centro Leste.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA