logo

Conecte conosco

Escritor Bruno Ribeiro (PB) ministra oficina no Arte da Palavra do Sesc

Estão abertas as inscrições para a Oficina Escrita Criativa: o processo e o resultado na literatura, com o Paraibano Bruno Ribeiro. Quem tiver interesse em participar tem até o dia 19 de agosto para garantir a vaga pelo link https://bit.ly/3d9q5ci. Vale ressaltar que a inscrição é gratuita e a idade mínima para participar é de 16 anos. São apenas 25 vagas e a oficina acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto, das 19h às 21h, pela plataforma do Google Meet. Dúvidas ou informações podem ser tiradas através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 3212-9948.

O Sesc Tocantins, por meio da promotoria de Literatura, estará proporcionando a oficina Escrita Criativa: o processo e o resultado na literatura, com o Paraibano Bruno Ribeiro. A oficina é direcionada para qualquer pessoa que deseja escrever, seja profissionalmente ou não, editar ou melhorar sua redação e criatividade. Nesta oficina a ideia não é simplesmente formar escritores, pois em tão poucos dias seria impossível. Em anos não seria também.

Um escritor se faz em vida, várias vidas, um escritor se faz escrevendo; o interesse é fortalecer os alunos, entregar-lhes ferramentas e imaginários novos para que possam somá-los a suas experiências e profissões. A ideia é também de acomodar os textos produzidos pelos alunos e estimular um intercâmbio frutífero, trabalhando com a invenção e a desconstrução ficcional com o apoio da teoria e a prática do texto criativo, exercitando constantemente técnicas de redação que irão ajudar a terem mais segurança na hora de desenvolverem suas ideias e projetos.

Podem participar da oficina escritores, professores, estudantes, jornalistas, graduados em Letras, Pedagogia, Comunicação e outras licenciaturas, profissionais da educação que trabalham principalmente com adolescentes e jovens, comunicadores sociais e demais pessoas interessadas tanto no processo de criação literária como nas diversas formas de se pensar a arte. A idade mínima é de 16 anos.

Bruno Ribeiro

É um mineiro radicado na Paraíba. Autor de Arranhando Paredes, Febre de Enxofre e Glitter, que foi finalista da 1° edição do Prêmio Kindle e recebeu a Menção Honrosa do 1° Prêmio Mix Literário. Mestre em Escrita Criativa pela UNTREF, foi um dos vencedores do concurso Brasil em Prosa.

Projeto Arte da Palavra

O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e como novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, são selecionados os artistas que participam do projeto.

Circuito de Criação Literária

O Circuito de Criação Literária oferece oficinas em que diferentes formas e práticas de escrita são trabalhadas e estimuladas. Além de oferecer instrumentos para o desenvolvimento da escrita, sua realização regular e sistemática tende a qualificar os níveis de leitura, oferecer condições para o surgimento de novos talentos literários.

Este circuito possibilita uma formação de grupos produtores e consumidores de textos literários, nos diferentes gêneros, modalidades, temas e níveis de leitura; favorece discussão e reflexão sobre a obra literária, os meios de produção e circulação das obras, envolvendo o escritor, a obra e o leitor e estimativa o intercâmbio entre escritores / oficineiros, multiplicando as metodologias e olhares sobre a escrita literária.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.