logo

Conecte conosco

Escola de Araguaçu realiza ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue

Para, pelo menos, minimizar os casos de Dengue no Estado do Tocantins, várias escolas públicas estão colocando em prática ações das mais diversas para a conscientização de toda a comunidade escolar, vez que, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, os casos de Dengue vem aumentando.

Somente neste ano e até o mês de fevereiro, 85 municípios confirmaram casos de Dengue no Estado e em Araguaçu não foi diferente, porém a Escola de imediato já pensou e mobilizou seus alunos em mais um plano de ação que pudesse levar informação e conscientização sobre a importância dos cuidados em combater o mosquito transmissor da dengue.

Nessa luta contra o mosquito transmissor da Dengue que tem sido constante, em Araguaçu, merece destaque, o projeto que a equipe pedagógica do Colégio Estadual João Tavares Martins desenvolveu, está alcançando excelentes resultados.

A ação que aconteceu nesta terça-feira, 12, por meio de palestra, produção de repelentes naturais, reutilização de materiais descartáveis, além de informar e conscientizar os alunos, o projeto também teve como objetivo estimular que os participantes se tornem multiplicadores, levando para suas casas informações relevantes que possam ser compartilhadas com amigos e familiares.

Nos arredores da escola foi realizada uma ampla vistoria e recolhido lixos e entulhos que pudessem contribuir com a proliferação do mosquito, tudo com o acompanhamento dos alunos que também foram orientados através de palestras sobre o mosquito Aedes Aegypti e a maneira correta de prevenção.

Segundo a bióloga, professora Raquel Resende de Santana, a campanha de sensibilização contra o Aedes Aegypti é um projeto desenvolvido todos os anos na escola, onde oportuniza aos estudantes conhecer o ciclo de vida do mosquito, condições favoráveis à sua reprodução e as doenças transmitida pelo o Aedes Aegypti.

 “Minha filha chegou em casa encantada com a aula, afirmando que aprendeu muito sobre o mosquito aedes aegypti e sobre a maneiro correta de prevenção”, afirmou dona Eliene Lisboa Ferreira, mãe da aluna Sara Lisboa Ferreira da 1ª Série do EM.

De acordo com a professora Maricélia Lopes da Silva, gestora do Colégio Estadual João Tavares Martins, diante do grave problema de saúde pública causado pelo Aedes Aegypti, existe também a preocupação de se buscar mecanismos que possibilitem deixar os jovens bem informados, ressaltando que é essa geração que poderá mudar o rumo da nossa história.  Por isso, buscou-se levar mais informações sobre a prevenção e o combate à Dengue, de maneira clara e objetiva, junto à comunidade escolar.

Já nesta quarta-feira, 13, aconteceu uma outra palestra para alunos da 3ª Série do Ensino Médio sobre “Dengue – Prevenção e Taxonomia do vetor”, ministrada pelo Coordenador de Endemias e Técnico em Laboratório Entomológico do município, Clodoaldo Muniz Xavier. Onde segundo a gestora da Unidade Escolar destaca da sua satisfação pelos resultados obtidos por meio destas ações que a Escola vem desenvolvendo.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA