logo

Conecte conosco

Equipes de Saúde de Formoso do Araguaia fazem ação preventiva contra o mosquito da Dengue na Escola de Canuanã

Nesta quarta-feira (4) a Prefeitura de Formoso do Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação na Escola de Canuanã, da Fundação Bradesco, visando o combate e o controle vetorial do Aedes aegypti, Dengue, Zika e Chikungunya, naquela localidade.

A Ação foi coordenada pela Enfermeira Maria Aparecida e os Supervisores José de Almeida Rodrigues e Sirlei Martins. De acordo a Diretora de Proteção e Vigilância à Saúde, Iracy Gomes, essa ação é realizada a cada quatro meses com a coleta de larvas e o tratamento com larvicida e a eliminação dos focos encontrados.

A secretária Municipal de Saúde, Divina Pereira, explicou que a melhor forma de se prevenir contra a Dengue é o combate e eliminação ao mosquito transmissor, enfatizando que o mosquito Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d’água.

“Diferente do que se acredita, o Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios”, alertou a secretária.

A secretária Divina Pereira, ressalta que além das ações da força-tarefa, a equipe de combate à dengue trabalha na fiscalização e orientação, conscientizando as pessoas e fazendo com que as mesmas sejam parceiras nesta luta contra o mosquito. “Se a eliminação dos possíveis focos não for feita pela comunidade, logo essas larvas se transformam em mosquitos e o ciclo recomeça. Por isso as pessoas estão sendo orientadas de casa em casa em como proceder e auxiliar nesta campanha, afinal a luta é de todos”, disse.

Equipe da Saúde em frente o prédio administrativo da Instituição

O diretor da Escola de Canuanã, Ricardo Rehder Garcia de Figueiredo, afirmou que a ação realizada pela equipe da Prefeitura de Formoso do Araguaia, composta por 15 pessoas, foi muito importante, pois vistoriaram as dependências da escola e residências dos funcionários orientando a comunidade para que não possibilitem ambientes que podem ter focos de proliferação do mosquito. “Ações como essa proporcionam uma conscientização e responsabilização de todos em prol de todos! Temos que agradecer e parabenizar a Prefeitura de Formoso por ações e iniciativas como essa!”, destacou o diretor.

Leia mais sobre Formoso do Araguaia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA