logo

Engajamento de estudantes e comunidade marca abertura da fase regional dos Jogos Estudantis na regional de Miracema

Na noite de domingo, 26, uma grande festa foi realizada para celebrar a abertura dos jogos, numa solenidade realizada no Ginásio de Esportes Irmã Beatriz, que reuniu centenas de estudantes, bem como familiares e comunidade escolar 

As etapas regionais dos Jogos Estudantis e Jogos Paradesportivos do Tocantins – Jets e Parajets estão sendo realizadas nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) desde o dia 29 de abril. Seja nas modalidades individuais ou coletivas, estudantes-atletas de todo o Estado estão engajados para representar suas escolas, com foco em representar o Tocantins nos jogos nacionais.

Na noite de domingo, 26, uma grande festa foi realizada para celebrar a abertura dos jogos na regional de Miracema do Tocantins. A solenidade, realizada no Ginásio de Esportes Irmã Beatriz, reuniu centenas de estudantes, bem como familiares e comunidade escolar.

Para muitos dos presentes, este é o momento mais esperado ao longo do ano letivo. “É uma oportunidade de a gente conhecer novas pessoas, fazer novas amizades e também possibilita saber se somos bons em determinado esporte. Além disso, nos ensina a competir, pensando no futuro, porque, lá na frente, a gente vai ter que competir bastante para realizar os nossos sonhos. É isso que fazemos aqui: a gente compete para chegar em primeiro lugar”, descreveu Maria Júlia Pires Casagrande, aluna do 2º ano do Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula, que disputa tanto em modalidade individual, com o lançamento de dardo; quanto coletiva, no futsal.

Na abertura, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, parabenizou a comunidade pelo envolvimento e valorização dos Jets e Parajets. “É muito gratificante estar aqui e vivenciar este momento. Sinto-me orgulhosa desta regional. A presença da comunidade, da forma como ocorre, demonstra uma boa articulação da Diretoria e o comprometimento das famílias e escolas com o futuro dos nossos estudantes”, afirmou.

Por sua vez, o diretor regional de Educação de Miracema, Jore Carlos Alves Batista, enfatizou sua satisfação em receber as delegações para os jogos e pontuou princípios básicos que devem nortear as competições, tais como respeito, união, solidariedade e superação. “Dito isso, junto com vocês, declaramos aberta a fase regional dos Jets e Parajets em Miracema”, frisou.

Na regional de Miracema, são seis municípios envolvidos, com 15 escolas na disputa. Dentre elas, estão duas escolas indígenas: o Centro de Ensino Médio Indígena Warã e a Escola Estadual indígena Krãsâpte, ambas localizadas no município de Tocantínia. Mauricio Pasiku Xerente estuda no Cemix Warã e não perde a oportunidade de representar sua escola. “Eu me sinto tão legal. Os jogos, para nós, são muito importantes. Já participei três vezes, jogando futebol e fazendo atletismo”, relatou. A participação de Maurício na etapa municipal – que antecede a regional – rendeu ao atleta duas medalhas, que fez questão de carregar no peito durante a abertura da fase regional. Agora, para esta nova fase, ele só tem um plano. “É treinar mesmo, para ganhar mais medalhas”, finalizou.

Já foram realizados os jogos nas regionais de Palmas – Capital, Pedro Afonso, Arraias, Dianópolis e Araguaína. Além de Miracema, nesta semana, os jogos terão início em Paraíso (quarta-feira, 29), e Palmas – Interior (quinta-feira, 30). Ao todo, nesta fase, participam cerca de 20 mil estudantes de todo o Estado, com idades entre 12 e 17 anos.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.