logo

Conecte conosco

Energisa leva informação sobre projetos de economia de energia

Workshop facilita acesso dos clientes à Chamada Pública, que já beneficiou órgãos públicos e empresas no Estado. Projetos podem ser inscritos até dia 28/8

Gurupi recebe no próximo dia 2/8 o Workshop da Chamada Pública para Projetos de Eficiência Energética da Energisa. O evento, que aconteceu em Palmas (25/7) e Araguaína (30/7), leva informação para a população do Estado sobre a Chamada Pública da distribuidora que está destinando R$ 6 milhões para projetos de economia de energia. O município de Itacajá teve a iluminação pública revitalizada e o Hospital Geral de Palmas teve suas instalações elétricas modernizadas e ambos com recursos da chamada.

Agora, outras cidades, empresas e órgão públicos do Estado também podem tornar a economia de energia uma realidade no seu dia a dia. Para isso, basta conhecer o edital da Chamada Pública de Projetos do Programa de Eficiência Energética da Energisa, que está destinando R$ 6 milhões para iniciativas com foco na redução do consumo de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais. Os projetos devem ser apresentados até o próximo dia 28/8.

“O workshop será uma oportunidade dos clientes que têm interesse em economizar energia conhecerem os critérios da chamada, tirar dúvidas e também de estar mais próximos da Energisa, conhecendo as oportunidades que temos para projetos de eficiência energética”, destaca Domingos Pinto Costa Júnior, analista de Eficiência Energética.

Podem participar da Chamada Pública órgãos públicos (poder público e serviços públicos), clientes residenciais (condomínios), industriais, comercial e serviços, e clientes de iluminação pública da Energisa Tocantins. Para saber como se inscrever, o edital da chamada pública está disponível no site https://energisatocantins.gestaocpp.com.br. Lá, o interessado deve se cadastrar para ter acesso aos documentos necessários para participar do processo, além de informações de apoio para elaboração do projeto. Após a elaboração e entrega do projeto, o cliente deve aguardar a divulgação das propostas aprovadas.

O cliente que tem interesse em participar da chamada pública deve mostrar no seu projeto que a proposta de troca de eletrodomésticos, máquinas, motores e lâmpadas que estão em uso, dará bons resultados, ou seja, a redução no consumo de energia. Se a proposta for selecionada, a Energisa entrará com o investimento. Todos os equipamentos substituídos pelo projeto serão encaminhados para descarte, seguindo as leis ambientais. Também é realizada uma ação de sensibilização com quem trabalha ou mora no local onde ocorrerá o projeto e, um estudo para mensurar se os resultados previstos foram realmente atingidos. Tudo é feito conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Este ano o Programa de Eficiência Energética já investiu na eficientização da Iluminação Pública de Itacajá, instalações internas do Hospital Geral de Palmas, Ulbra Palmas, Instituto Federal do Tocantins Campus Araguatins, Palácio Araguaia e no Projeto Nossa Energia.

Programa

O Programa de Eficiência Energética disponibiliza um percentual da receita líquida operacional das concessionárias de energia para projetos que buscam promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia.

Publicidade

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA