logo

Conecte conosco

Em Natividade, governador Wanderlei Barbosa se junta aos romeiros na Missa Campal e anuncia feriado estadual do Senhor do Bonfim

Santuário do Senhor do Bonfim, localizado a 24 km de Natividade, reúne o maior evento religioso do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, deu uma pausa na agenda de trabalho nesta quinta-feira, 15, e se juntou a milhares de romeiros para participar da Missa Campal, no Santuário do Senhor do Bonfim, localizado a 24 km de Natividade, na região sudeste do estado. Realizado anualmente, o evento religioso atrai devotos de todo o estado para agradecer por graças recebidas e renovar a fé cristã. A missa foi presidida pelo bispo de Porto Nacional, Dom José Moreira da Silva.

O Festejo do Senhor do Bonfim, maior manifestação religiosa do estado, acontece há séculos e atrai pessoas das mais diversas localidades do Brasil. Durante 12 dias, a festa reúne turistas e peregrinos que movimentam a economia da localidade.

Como cristãos, nos juntamos aos fiéis para agradecer por nos dar forças e coragem, para superar os desafios do dia a dia e, também, pedir saúde para continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas no nosso Estado. Essa romaria é um testemunho poderoso da fé e da esperança que nos une como povo e, há décadas, movimenta a região. O Santuário do Senhor do Bonfim, com sua atmosfera sagrada e acolhedora, é um símbolo da força da nossa fé e das nossas tradições”, frisou o governador ao acrescentar a importância de parceria para melhorar a estrutura, a segurança do lugar e a acolhida aos romeiros.

Feriado

Durante o evento religioso, o governador afirmou a disposição do Governo do Estado em ajudar na construção da cobertura para realização das missas no Santuário. Também revelou que pretende discutir com a Assembleia Legislativa um Projeto de Lei para incorporar, ao calendário de eventos do Tocantins, o Dia do Senhor do Bonfim. “Com a criação desse feriado estadual, todos os católicos tocantinenses terão a oportunidade de comparecer aos festejos”, frisou.

O reitor do Santuário do Bonfim, padre Leomar Sousa, destacou a importância do apoio do Governo do Tocantins para a realização do festejo e a implantação da infraestrutura do lugar. “É muito importante ter a presença e a participação do Governo do Estado e, de modo especial, do nosso amigo governador  Wanderlei Barbosa, que está nos apoiando todos os anos. A gente acredita na fé do povo e quer de fato criar o mínimo de infraestrutura que acolha melhor esse povo”, pontuou o religioso.

Governador Wanderlei Barbosa e a primeira-dama Karynne Sotero se juntam aos fiéis para agradecer bênçãos em demonstração de fé

Para o vice-governador Laurez Moreira, que faz questão de comparecer todos os anos, o festejo constitui um momento de fé para os católicos. “Faço questão de vir todos os anos, porque é o maior evento religioso do Estado e, como católico, tenho o dever de estar junto, valorizar e apoiar esse momento de fé dos nossos tocantinenses. É uma grande demonstração da fé do povo tocantinense, com pessoas vindo a pé para pagar suas promessas. Parabenizo a todos que participam e cultivam essa fé, contribuindo para a manutenção desta tradição”.

Também presente no Santuário, o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, frisou a importância do  turismo religioso. “O Governo está presente em todos os segmentos de turismo do Tocantins e o turismo religioso é fundamental, pois é um turismo de fé e que aproxima o fiel da sua religiosidade. A Romaria do Senhor do Bonfim é a maior do Tocantins”, destacou o secretário, lembrando o suporte do Governo do Tocantins para melhor estruturar o lugar.

Vice-governador Laurez Moreira disse que como católico tem o dever de estar todos os anos no festejo

Devoção

Quando se trata do Festejo do Senhor do Bonfim, o sacrifício para pagar promessas é comum. Muitos percorrem grandes distâncias a pé até chegarem ao local, em um verdadeiro rito de fé para agradecer as graças recebidas. Dona Odalice Maria da Silva, de 90 anos, afirma que é católica e devota do Senhor do Bonfim e, anualmente, vem ao santuário agradecer e renovar a fé. “Vou completar 90 anos agora em setembro e, há 61 anos, venho aqui”, afirmou.

Também romeiro, o senhor Juraci Barbosa de Oliveira, de 74 anos, disse que sempre vem ao festejo agradecer ao Santo. “Venho sempre e trago a minha família para rezar e agradecer pelas graças recebidas”, declarou.

Governador Wanderlei Barbosa e a primeira-dama Karynne Sotero durante a Missa Campal, no Santuário do Senhor do Bonfim

Segurança

Com o objetivo de proporcionar tranquilidade aos romeiros, as forças de segurança do Estado, por determinação do governador Wanderlei Barbosa, lançaram a Operação Romarias do Senhor do Bonfim 2024. As operações estão presentes em Araguacema, Tabocão e em Natividade e, para tal, foi disponibilizado um efetivo de 214 policiais militares.

O Santuário do Senhor do Bonfim, com sua atmosfera sagrada e acolhedora, é um símbolo da força da nossa fé e das nossas tradições”, frisou o governador Wanderlei Barbosa

O policiamento está sendo realizado em diversas modalidades, com o emprego de efetivos do 11° Batalhão e o reforço de outras unidades pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC). Viaturas, armamentos e equipamentos foram deslocados para o serviço, além do apoio operacional das equipes especializadas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e do Centro Integrado de Operações Aéreas.

Para o secretário de Turismo, Hercy Filho, o turismo de fé é que aproxima o fiel da sua religiosidade

Suporte

Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), o Governo do Tocantins oferece suporte de apoio para descanso, cuidados com a saúde, água e alimentação aos romeiros que fazem o percurso de 24 km entre a zona urbana do município de Natividade e o povoado do Bonfim, onde ocorrem as festividades de Nosso Senhor do Bonfim.

Reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, padre Leomar Sousa destacou que é importante ter a presença e a participação do Governo do Estado

Na barraca para acolhimento, os visitantes são recepcionados por uma equipe multifuncional que, além de oferecer apoio, também esclarece as ações e os serviços da Setas. A ação de acolhimento conta com a parceria da Secretaria-Geral da Governadoria; da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO); da Secretaria de Estado da Cultura (Secult); da Secretaria de Estado do Turismo (Setur); da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto); da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd); da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS); do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); da Polícia Militar (PMTO); do Corpo de Bombeiros (CBMTO); da Central de Abastecimento de Alimentos (Ceasa/Tocantins); do Projeto Manoel Alves; e agricultores familiares.

Governador Wanderlei Barbosa e a primeira-dama Karynne Sotero se juntam aos fiéis para agradecer bênçãos em demonstração de fé

Senhor do Bonfim

O local, onde hoje é o distrito do Senhor do Bonfim, começou a receber romeiros em peregrinação após moradores da região testemunharem o mistério que envolve uma imagem encontrada por um vaqueiro em 1750. Essa imagem teria sido levada à cidade, de onde desapareceu e reapareceu, misteriosamente, no mesmo local onde foi encontrada inicialmente. A história se espalhou por meio de testemunhos de cura e, com o tempo, foram recebendo cada vez mais fiéis em busca de algum milagre. Atualmente, a festa do Senhor do Bonfim é a maior manifestação religiosa e cultural do Tocantins, reunindo milhares de pessoas das mais diversas localidades e de outros estados, como Bahia, Goiás, Mato Grosso, Brasília e outros.

Senhor Juraci Barbosa de Oliveira disse que sempre traz a família para o festejo

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA