logo

Conecte conosco

Em Gurupi, Prefeitura realiza quase 3 mil procedimentos durante ações da Campanha Outubro Rosa

As ações da Campanha Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Clínica da Mulher, possibilitaram a realização de quase três mil procedimentos, entre consultas e exames. Foram três dias com atividades intensas e fluxos de serviços facilitados com o objetivo de estimular os cuidados com a saúde da mulher.

Com caráter preventivo, as atividades da Campanha Outubro Rosa foram intensificadas nas UBS’s e Clínica da Mulher, nos dias 19, 20 e 21, sem a necessidade de agendamento. Foram realizados atendimentos como consultas clínicas, ginecológicas e com mastologista, além da realização e coleta de exames, encaminhamentos para mamografias, ultrassom da mama, citologias e, também, com palestras e orientações sobre o autocuidado aos pacientes que aguardavam ser atendidos.

Na Clínica da Mulher, ao todo foram realizados 2.889 atendimentos. Foram 100 mamografias, 61 coleta de citologia, 24 consultas com ginecologista e 160 exames de ultrassonografia. “Atualmente, em Gurupi, não existe fila para mamografia e as consultas especializadas seguem um fluxo normal. A campanha do outubro rosa está no fim, mas as atividades permanecem continuamente”, frisou a coordenadora da saúde da mulher, Dynysflayth Moira Amorim Lima.

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, participou do encerramento da programação especial da Campanha Outubro Rosa, que aconteceu na última sexta-feira. Josi incentivou e parabenizou a realização das ações de conscientização e atendimento das mulheres.

“Todos os anos o outubro rosa nos chama a atenção para os cuidados com a nossa saúde, que devem ser permanentes, mas este mês é emblemático. Temos estrutura e profissionais excelentes para o atendimento das mulheres, estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a oferta de serviços e a valorização dos profissionais que cuidam da saúde dos gurupienses”, celebrou a Prefeita.

As voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama de Gurupi, também estiveram presentes, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e os serviços que a Liga de Gurupi realiza no acompanhamento das pacientes oncológicas. “Quando as mulheres diagnosticadas precocemente e com o tratamento adequado, 95% dos casos de câncer de colo do útero podem ser curados”, explicou Maria de Fátima Nassif, presidente da Liga.

A jovem Larissa Vasconcelos, 21 anos, buscou atendimento preventivo. “Vim me cuidar porque estou sabendo que o câncer de mama está sendo diagnosticado em mulheres mais novas, entre 20 e 21 anos. Não é porque sou nova que não tenho chance de desenvolver o câncer. Afirmar que o câncer acomete só mulheres com mais idade é mito”, disse Larissa.

Toque de beleza

As pacientes que buscaram atendimento na Clínica da Mulher nos dias 20 e 21, quinta e sexta-feira, também contaram com alguns serviços de beleza. As pacientes puderam cortar o cabelo, fazer escova, maquiagem e unha.

“Já vou sair de cabelo cortado, que maravilha. Eu estava precisando mesmo!”, comemorou satisfeita a dona de casa Santana dos Reis, 57 anos, que além do exame que foi fazer, retocou o visual.

As atividades de beleza contaram com a parceria da equipe do Centro de Integração e Promoção Humana, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que promove cursos na área da beleza, como de cabeleireira, maquiagem, manicure e pedicure, entre outros.

Cuidados sempre

Apesar da campanha do Outubro Rosa ter sido encerrada, os atendimentos na rede pública de saúde de Gurupi permanecem continuamente. As mulheres podem procurar a UBS mais próxima de sua residência para consultas clínicas. Havendo necessidade de atendimento especializado, ela será encaminhada para a Clínica da Mulher.

Os exames seguem o mesmo fluxo, a partir das UBS. No entanto, após a coleta de citologia, há um tempo de espera para a análise laboratorial, cerca de 30 dias.

Seja qual for o mês, o importante é se cuidar e se prevenir, pois o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA