logo

Em Gurupi, desfile cívico é acompanhado por multidão que aprova os diversos temas discutidos

7 de setembro marcado por mais um desfile cívico que levou à avenida Goiás muita criatividade em diversos temas trabalhado por 16 escolas municipais, além das unidades estaduais,  e entidades como a Ordem Demolay, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

As comemorações à Independência do Brasil  iniciaram em frente à prefeitura com a execução dos hinos, hasteamentos das Bandeiras e revista da tropa da Polícia Militar, em seguida, na avenida Goiás, o  desfile foi aberto pelos pequenos do Centro de Educação Infantil (Cemei) Tânia Maria Marinho Scotta, que apresentou os projetos desenvolvidos na instituição como alimentação saudável e a importância da musicalização na educação infantil, sendo que as crianças do pré I e II que formam a fanfarra do Cemei apresentaram pela primeira vez na avenida.

Temas como meio ambiente, roça na escola, projetos de incentivo à leitura,  tecnologia,  família e cultura digital,  violência contra mulher e força do universo, foram algumas das temáticas apresentadas pelas unidades escolares.

Os alunos foram acompanhados por uma multidão que lotou a avenida para prestigiar a festa patriota. A dona de casa, Luzia Dias, comentou que tradicionalmente todos os anos acompanha o Desfile. Para ela, a festa cívica é um compromisso inadiável e é rememorar os tempos de infância.

Quem estava acompanhando todos os detalhes e registrando tudo pelo celular era a jovem Thais Souza, que diz gostar das apresentações, em especial, as das crianças menores, que segundo ela, é um espetáculo à parte. Ela conta que é percebível que tudo é feito como muito carinho.

Luiz Alves comentou que acha interessante como as escolas se empenham em levar à avenida temas tão relevantes e pontuou a questão da tecnologia que hoje faz parte do cotidiano de todos. Também ressaltou as discussões relacionadas à violência contra a mulher que tem sido uma triste realidade e que deve ser discutida todos os dias.

O prefeito Laurez Moreira destacou a importância de celebrar o 7 de setembro e incentivar as crianças desde pequenas a amar e respeitar a Pátria. “É uma festa tradicional, que as famílias gurupienses gostam e saem de casa para prestigiar. É muito bonito ver a dedicação e criatividade de cada escola em trazer para a avenida discussões importantes, além do envolvimento dos alunos”, enfatizou.

O secretário municipal de Educação, Eurípedes, comentou que as escolas se preparam durante todo o ano para a festa cívica e que temas apresentados são trabalhados em sala de aula para que os alunos tenham consciência do que estão apresentando ao público. Conforme ele, os alunos se envolvem e se dedicam para fazer uma festa bonita.

Na sexta-feira, 06, os alunos da Escola Benevenuto Alves, no Povoado Trevo da Praia, realizaram o Desfile. Os alunos percorreram as ruas do Povoado sendo acompanhados pelos moradores. Como já tem se tornado uma tradição também, o Cemei Oneide de Sousa, também realizou o Desfile na véspera da comemoração da Independência. As crianças do maternal ao Pré II percorreram as ruas do setor Campo Belo levando a mensagem do mundo da literatura infantil.

Veja mais fotos aqui

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.