logo

Conecte conosco

Em coletiva, PM esclarece sobre a próxima etapa do concurso

Foi concluída a primeira fase com a divulgação dos aprovados e convocação para a segunda etapa. Presidente da comissão, Coronel Marques explanou sobre cada ponto do edital.

A Polícia Militar do Tocantins, por meio do presidente da Comissão do Concurso Público, o Coronel QOPM Marizon Mendes Marques, apresentou na manhã desta quarta-feira, 14, o resultado final da primeira etapa do concurso para o ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP) do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM) da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO).

Os resultados foram apresentados em uma coletiva de imprensa, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da PM, onde foi esclarecido todos os pontos do edital e sanadas as dúvidas dos candidatos em relação às próximas etapas. Os nomes dos convocados podem ser conferidos no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 13.

Para os exames de capacidade física, serão convocados 1.620 candidatos do sexo masculino do quadro operacional, 180 candidatos do sexo feminino do quadro operacional e 150 para os candidatos do quadro de saúde e músicos (masculino e feminino).

De acordo com o presidente da Comissão do Concurso, Coronel Marizon Marques, é importante ressaltar que não serão convocados candidatos excedentes, pois o número de convocados segue as regras contratuais estabelecidas com a Cebraspe.

“Nosso contrato segue com um número prévio de candidatos convocados. O fato de convocar excedentes implicaria em um aditivo financeiro que teria que ser previamente justificado, o que no momento é desnecessário, levando em consideração a probabilidade de aprovação dentro das vagas em aberto”, pontuou o Coronel.

Para as candidatas gestantes, com apresentação de atestado para comprovar a gravidez, o edital deixa claro que para as mesmas será facultada uma nova data para a realização do exame físico após 120 dias a contar da data do parto.

A coletiva ocorreu com o cumprimento de todos os protocolos sanitários, obedecendo o uso obrigatório de máscaras e número controlado de presentes, visando a prevenção e à disseminação da COVID-19.

Prazos

Os aprovados para esta etapa deverão se apresentar munidos de seus documentos de identificação, roupas apropriadas para a prática da atividade física e atestado médico (original ou cópia autenticada) para expressar que o candidato está apto a realizar o exame físico.

Para os candidatos do quadro de músicos, a prova prática instrumental será realizada nos dias 19 a 21 de julho, no Quartel do Comando Geral, em Palmas, e o exame de capacidade física para os candidatos do quadro operacional e saúde ocorrerá do dia 20 a 23 de agosto, em locais que serão divulgados a partir do dia 17 de julho por meio da Cebraspe e deverão ser consultados no endereço eletrônico: http://www.cebraspe.org.br/concursos/pm_to_20_qppm.

A etapa do concurso é eliminatória, portanto o candidato que em detrimento de qualquer motivo esteja impossibilitado de realizar a mesma ou não atingir a performance mínima no Exame de Capacidade Física, será considerado inapto e, consequentemente, estará eliminado, não tendo classificação alguma no certame.

Em relação à Covid19 e outras alterações fisiológicas temporárias, como estados menstruais, câimbras etc. serão desconsiderados, não sendo concedido qualquer tratamento diferenciado por parte da Administração, mesmo que ocorram durante a realização dos testes.

Por fim, o Coronel Marques, ao responder às perguntas dos espectadores da Live, explicou que os candidatos devem ficar atentos ao que consta no edital, acompanhar os canais oficiais de informações e se prepararem em tempo hábil para o TAF. A coletiva completa pode ser assistida no Instagram oficial da Polícia Militar: @pmto_oficial.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.