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Educadores da Regional de Gurupi discutem implementação de atividades sobre Educação Ambiental e Queimadas

O encontro virtual reuniu os educadores para a apresentação e discussão das atividades contidas no Bloco de Aulas – Divulgação

Os gestores e coordenadores de unidades escolares, supervisores e assessores da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi participaram, na manhã desta terça-feira, 25, de uma live para discussão acerca da implementação das atividades propostas no ‘Bloco de Aulas: Educação Ambiental e Queimadas’.

O material didático foi produzido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) com o objetivo de ressignificar e fortalecer as ações educativas, no cenário de pandemia, contribuindo para a formação integral, a responsabilidade socioambiental e a prevenção dos focos de incêndios no Tocantins. A ação é integrada ao Comitê Estadual de Combate a Incêndios e Controle de Queimadas – Comitê do Fogo.

No encontro, a responsável pela Unidade Técnica Executiva de Meio Ambiente e Saúde da Seduc, Fabrícia Neli Johann Martins, apresentou a metodologia e falou da importância do desenvolvimento das aulas temáticas frente aos desafios ambientais.

“A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento de atividades que despertem para a mudança de hábitos e culturas em relação às queimadas. A ideia é que as informações cheguem até os alunos e através deles mobilizem as comunidades e famílias para conseguirmos reduzir os impactos das queimadas no Estado”, frisou.

A Diretora Regional da DRE de Gurupi, Cláudia Moreira Assunção, reforçou os objetivos. “Falamos sobre a importância da conscientização da sociedade e sobre os prejuízos que as queimadas nos trazem. Discutimos as orientações com o objetivo de intensificar o controle e a prevenção das queimadas e de promover atitudes e valores inerentes à preservação ambiental”.

Já a pedagoga do currículo da DRE, Alaíde de Miranda Santiago, reforçou que o material atende a todas as etapas da educação básica. “Apresentamos para as escolas o conjunto de planos e material didático transdisciplinar, para as aulas não presenciais, que irá atender desde o 1º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio”, finalizou.

Bloco de Aulas

Foram elaborados 12 planos de aula com material didático, que contêm textos, vídeos, gráficos, mapas, reportagens, dados estatísticos e exercícios, além de propostas de produção e pesquisa. As propostas atendem aos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Documento Curricular do Tocantins, além da Lei nº 9.795/1999 e da Resolução nº 2 de 15 de junho de 2012 (Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Ambiental). O conteúdo pode ser acessado por professores, estudantes, equipes gestoras, técnicos das Diretorias Regionais, além de pais e outros profissionais interessados.

A temática Queimadas vai além dos conceitos e das reflexões da área ambiental, engloba também assuntos interdisciplinares como análise de gráficos, aspectos geográficos e históricos, valores e interpretação de texto.

O material está sendo desenvolvido pelos estudantes, conforme ano e série. Ele foi organizado e elaborado, reconhecendo o potencial para a aprendizagem autônoma, sem reduzir a importância do papel do professor como mediador e orientador.

 

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