logo

Educação realiza reunião com diretores regionais e entrega kits para fomentar o esporte nas escolas

Reunião segue até esta quinta-feira e representa um espaço para compartilhar experiências entre os gestores das regionais

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza nestas quarta-feira, 22, e quinta-feira, 23, reunião com os diretores regionais de Educação e coordenadores pedagógicos das 13 Diretorias. Na pauta estão assuntos relacionados à gestão de pessoas, parcerias com os municípios e apresentações de projetos e programas que estão sendo realizados, como #ToNoEnem, Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e feiras de ciências nas escolas.

Uma das apresentações foi da assessora de apoio aos municípios, Kelma Tavares, que explicou como são realizadas as articulações entre a Seduc e os 139 municípios. Nesse trabalho coletivo, a Pasta ajudou na organização para a realização do Seminário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família e está orientando sobre o Seminário de Transporte Escolar, que será realizado no próximo mês.

Kelma contou que, como resultado desse trabalho, houve uma adesão de 100% dos municípios como participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa, que premiará alunos com produção de textos.

Antônio Carlos

O Fórum Estadual de Educação (FEE-TO) e o Conselho Estadual da Educação (CEE-TO) também atuam de forma muito próxima aos municípios, no monitoramento do cumprimento das metas e objetivos dos planos municipais de Educação.

Também compartilhou ações e projetos, o superintendente de Esporte, Juventude e Lazer, Robson Menezes Ferreira. Uma das ações destacadas pelo gestor é estreitar laços com os municípios para integrarem as atividades. “Queremos divulgar, nas regionais do Tocantins, as políticas públicas destinadas aos jovens, para que eles tenham mais acesso a oportunidades”, disse.

Dorismar

Robson explicou ainda como estão as articulações para a realização dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), nas regionais. “À medida que estamos realizando esses jogos, estaremos paralelamente construindo os Jets do próximo ano. Por isso, vamos ouvir os professores de educação física para conhecer as modalidades esportivas, as habilidades dos alunos e construir uma proposta de trabalho mais completa”, esclareceu.

O diretor regional de Educação de Porto Nacional, Antônio Carlos Pereira, saiu da reunião muito confiante. “Na próxima segunda-feira, 27, terei reunião com os diretores escolares e já vou compartilhar os assuntos desse encontro. Ficamos muito animados com essa proposta de ação dos Jets, que terá mais apoio, o que será muito bom para as escolas, porque o aluno que está nas práticas esportivas, ele aprende mais e tem mais disciplina”, frisou. A DRE de Porto Nacional acompanha o ensino e a aprendizagem em 44 unidades escolares.

Reunião com Diretores Regionais

O diretor regional de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho de Sousa, ressaltou que participar da reunião é uma forma de acompanhar o trabalho e os resultados dos setores administrativos e pedagógicos desenvolvidos no Estado. Na DRE de Tocantinópolis, são 23 unidades escolares e mais 11 escolas indígenas, que atendem alunos de 18 comunidades. “Trabalhamos com uma diversidade de alunos e procuramos estar mais próximos das comunidades indígenas para que elas tenham as mesmas oportunidades de participarem dos programas como #ToNoEnem, das olimpíadas científicas e dos jogos estudantis”, ressaltou.

Iniciação científica

Como forma de promover mais atividades que despertem nos alunos o interesse pela Ciência, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana da Costa Pereira Aguiar, criou a Superintendência de Educação Científica, Tecnológica e Profissional, que incentiva a participação dos estudantes nas feiras de ciências e tecnológicas e desenvolve programas como o TO Ligado.

 “Precisamos proporcionar o acesso dos estudantes a essas oportunidades de participarem de olimpíadas, das feiras científicas e valorizarmos os eventos de ciências que a escola desenvolve. São oportunidades que os alunos terão para aprenderem mais, observarem seus conhecimentos e descobrirem o gosto pela iniciação científica e pelas pesquisas”, explicou a secretária.

Entrega de kits

Na ocasião, a secretária Adriana, juntamente com o superintendente de Esporte, Juventude e Lazer, Robson Menezes Ferreira, e do secretário executivo, Robson Vila Nova, entregou para as Diretorias Regionais de Educação kits esportivos composto por bolas e redes. O Kit foi adquirido para incentivar a prática esportiva nas escolas e descobrir talentos para os Jogos Estudantis do Tocantins.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.