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Educação realiza em Araguaína IV Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) promove nesta sexta-feira, 31, na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína o IV Seminário do Pnaic 2017/2018.

Com o tema Integrando saberes na perspectiva da formação humana, o seminário visa consolidar o leque de atividades e propostas realizadas durante as formações, além de proporcionar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os professores.

Ao todo, 80 servidores da educação, que atuam nas séries iniciais do Ciclo de Alfabetização e Articuladores do Programa Novo Mais Educação (PNME) participam do seminário.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Jorge Amado, Débora Albuquerque, a implantação do Programa Novo Mais Educação foi fundamental no desenvolvimento pedagógico da unidade. “O programa tem contribuído bastante, principalmente nas disciplinas de português e matemática, pois atua como um reforço da sala de aula, com os alunos com mais dificuldades”, disse.

Débora Albuquerque salientou ainda que o Novo Mais Educação já tem rendido muitos frutos, e os professores estão satisfeitos com os resultados dos alunos em sala de aula.

Pnaic

O Pnaic é um programa do governo federal, criado em 2012, que estabelece o compromisso junto a Estados e Municípios, para atender à meta de alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Mais de 5.300 municípios brasileiros aderiram ao Pnaic.

Eixos de atuação

A primeira ação do Pnaic é a formação continuada de professores alfabetizadores e de orientadores de estudo.  O segundo eixo trabalhado pelo Pacto é a distribuição de materiais didáticos voltados para a alfabetização. O terceiro, reúne três componentes principais: avaliações processuais, debatidas durante o curso de formação, que podem ser desenvolvidas e realizadas pelo professor junto com os alunos; disponibilização de um sistema informatizado no qual os professores deverão inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criança, no início e no final do 2º ano; e aplicação, para os alunos concluintes do 3º ano, de uma avaliação externa universal, visando medir o nível de alfabetização alcançado ao final do ciclo. O quarto eixo é a atuação da frente de mobilização social pela Educação.

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