logo

Conecte conosco

Educação e Assembleia Legislativa firmam parceria para oferecer cursos e formações

Serão vagas destinadas à comunidade com formações presenciais e a distância, dentre elas cursos de inglês, canto coral, além de preparatório para concursos

Um importante passo para a oferta de capacitação à população tocantinense foi dado nesta quinta-feira, 30, com a formalização da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Assembleia Legislativa (AL). A iniciativa visa à realização de atividades educacionais, culturais, técnicas e de desenvolvimento científico, voltados para servidores das duas instituições, estudantes da rede estadual e comunidade em geral.

O termo de cooperação foi assinado pela titular da Seduc, Adriana Aguiar, e pelo presidente da AL, deputado Antônio Andrade, durante o evento TCE + Ação, que também visadesenvolver ações de qualificação que beneficiam servidores e a sociedade em geral. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE- TO), Severiano Costandrade, também assinou termo de colaboração com a AL para fins de aperfeiçoamento de servidores dos dois órgãos.

Adriana Aguiar elencou uma série de benefícios que a parceria possibilitará. “Para além das ações de aperfeiçoamento e do compartilhamento de experiências de êxito, bem como fortalecimento das relações institucionais entre Seduc e Assembleia, o objetivo dessa cooperação é também que as atividades educacionais realizadas tenham reflexos na educação para a cidadania ao aproximar a sociedade do Parlamento”, ponderou.

Cursos Presenciais e EAD

Conforme o diretor da Escola do Legislativo, Homero Barreto Júnior, os cursos e formações serão ofertados nas modalidades presencial e a distância. Inicialmente, as vagas destinadas à população serão nos cursos de inglês, canto coral e preparatório para concursos. “Essa parceria possibilitará a expansão das ações que já temos, além da implementação de novas atividades educacionais e de capacitação que irão atender não apenas os servidores da assembleia, mas também das câmaras municipais, da Seduc, estudantes e a comunidade em geral”, explanou Homero Júnior.

Para o estudante Guilherme dos Santos, de 15 anos, aluno da Escola Família Agrícola de Porto Nacional (EFA – PN), que participou do evento, a oferta de vagas para o público estudantil contribui para a empregabilidade dos jovens atendidos. “Temos que estar sempre buscando o conhecimento como alunos e como profissionais. Poder ter acesso a cursos gratuitos é muito bom e só aumenta as chances de termos trabalhos bons”, analisou.

Em seu discurso, o presidente da AL ressaltou que a iniciativa visa ainda “levar a Assembleia para perto da população. Todos esses cursos são para que nossa comunidade possa usufruir. É uma ação que vai beneficiar a população do Tocantins, dando capitação para o mercado do trabalho e oportunizando a formação para os que já são servidores”, frisou Antônio Andrade.

O presidente do TCE reforçou a relevância das parcerias em prol da população e do desenvolvimento do Estado. “A cooperação entre o poder legislativo e o executivo é de extrema importância para que, reunidos, possamos levar o conhecimento a todos os rincões do nosso Estado”, enfatizou Severiano Costandrade.

Visita à AL

Além dos estudantes da EFA de Porto Nacional, também estiveram na Assembleia Legislativa os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Natividade. Os estudantes, que são atendidos pela Escola Especial Tia Coracir Sena Fernandes, fizeram uma visita guiada na casa de leis.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA