logo

Conecte conosco

Eduardo Fortes reúne com autoridades judiciárias e com Executivo para propor criação de órgãos à proteção às mulheres

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, traz à tona pautas importantes para a garantia dos direitos e melhores condições de vida às mulheres, na sociedade. 

Nesta importante luta que visa proteger mais as mulheres, foi realizada ontem, 27, na sede da Prefeitura Municipal de Gurupi uma reunião com o vereador Eduardo Fortes (PSDB), juntamente com o prefeito, Laurez Moreira (PSDB); Promotora Jacqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira – Coordenadora do Núcleo Maria da Penha do Ministério Público do Estado do Tocantins; Doutor Ademar Alves de Souza Filho – Juiz da Vara de Combate a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Gurupi e Laslei Aparecida Teles Petrilli – Psicóloga, Professora da UNIRG, mestra em Gestão de Políticas Públicas pela UFT.

O objetivo da reunião foi tratar de políticas pública voltada para o combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Segundo a Promotora Jacqueline Orofino, o intuito do encontro foi apresentar ao prefeito a importância de reestruturar órgãos já existentes a fim de que passem a abranger os serviços da proteção às mulheres e a criação da Secretaria de Proteção a Mulher, bem como criar o Conselho Municipal da Mulher.

Além disso, a promotora relatou a necessidade de firmar parceria com a Polícia Militar para dar suporte ao funcionamento da Patrulha Maria da Penha, cujo objetivo é oferecer mais segurança a mulheres vitimadas pela violência doméstica ou sob o risco iminente de agressão.

“Durante a reunião, o prefeito Laurez abraçou a ideia e se mostrou entusiasmado, e assumiu o compromisso de elaborar e realizar as políticas públicas, reestruturando as já existentes, como também a criação da Secretaria de Proteção a Mulher e do Conselho Municipal da Mulher. Se propõe a fazer parte que é inerente ao Poder Executivo para começarmos o trabalho e prestar o auxilio as mulheres que precisam, principalmente nas situações de vulnerabilidade em que as vezes não tem apoio”, explicou promotora Jacqueline Orofino.

O principal objetivo é fornecer as informações de que as mulheres necessitam: a quem procurar, denunciar, passar pelos psicólogos e encoraja-las.

De acordo com o vereador Eduardo Fortes, o prefeito Laurez Moreira também se comprometeu que no Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, lançará e divulgará as criações desses órgãos no município.

O parlamentar informou que a promotora Jacqueline Orofino e a psicóloga Laslei Aparecida Teles apresentaram essas ideias de melhorar as situações desses órgãos competentes que visam proteger as mulheres. E com isso, abraçou a causa, marcou a reunião com o prefeito, e propõe que apresentará em breve um Projeto de Lei para fortalecer e assegura as criações desses órgãos.

“Trata-se de uma grande iniciativa que dará mais proteção a mulheres que estão fragilizadas e oprimidas. Entendo que a união do Legislativo, Executivo e Judiciário em torno deste projeto trará bons frutos a Gurupi. Dia 8 de março se comemora Dia Internacional da Mulher, uma destas pautas é a realização de ações em torno da violência cometida contra a mulher, que acaba por ocasionar vários danos”, finalizou Eduardo Fortes.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA