logo

Conecte conosco

Diretoria Regional de Educação de Palmas realiza formação do Pnaic/2017 para professores alfabetizadores

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Palmas está realizando a Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) 2017 para professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos. A ação acontece no Colégio da Polícia Militar de Palmas e segue até a próxima sexta-feira, 24.

O Pnaic tem o propósito de apoiar todos os professores que atuam no ciclo de alfabetização, incluindo os que atuam nas turmas multisseriadas e multietapa, a planejarem as aulas e a usarem, de modo articulado, os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo Ministério da Educação (MEC) às redes que aderirem e desenvolverem as ações propostas pelo Pacto.

Segundo a diretora regional de Educação de Palmas, Mara de Fátima Bassan Bayer, a formação tem foco no processo ensino aprendizagem, proporcionando aos educadores mecanismos e novas metodologias para alcançarem sucesso na alfabetização. “Os professores estão sendo formados para assegurar o ensino de qualidade voltado para o letramento, alfabetização e conhecimento dos números”, afirmou.

Formadora da capacitação, a professora Saionara Moraes Marinho é supervisora educacional da DRE de Palmas. Ela apontou que um dos principais pontos discutidos no encontro é a implementação do grupo de trabalho de letramento e alfabetização dentro das escolas. “Esse grupo veio para fortalecer os trabalhos dentro da comunidade escolar, envolvendo desde o diretor, o coordenador pedagógico, aos pais dos alunos. Envolver os pais é essencial para garantir o sucesso da alfabetização”, concluiu.

Márcia Francisco da Silva, professora da Escola Estadual Silvério Ribeiro Matos, da comunidade do Mumbuca, em Mateiros, ressaltou a importância desse momento de formação. “É muito importante porque é aqui que nós vamos adquirir conhecimento para usar na prática pedagógica na sala de aula. Além disso, temos uma troca de conhecimento com as outras escolas, compartilhamos as dificuldades e juntos encontramos as soluções“, disse.

Para Flávia Lustosa, professora da Escola Estadual João Paulo II, o Pnaic é um programa importante, pois possibilita ferramentas de fortalecimento do ensino inicial das crianças. “É um programa de grande relevância para nós professores, porque dá muito suporte para trabalhar e sistematizar todo o ensino. Temos obtido muitos resultados, principalmente em relação a nossa formação e a nossa prática dentro da escola”, pontuou.

Vinda de São Félix do Tocantins, a professora Anastasilia Neta Ferreira leciona na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, que conquistou um dos melhores resultados no Pnaic. A educadora afirmou que todo conhecimento adquirido durante a formação é aplicado em sala de aula. “Nós buscamos um trabalho diferenciado, focando na questão do reforço, além de trabalharmos aulas diferenciadas. O que aprendemos aqui, colocamos em prática junto aos alunos”, terminou.

As escolas participantes do Pacto em Palmas são: Ipês, escola conveniada, Escola Estadual João Paulo II, Escola Estadual Novo Horizonte, Escola Rural entre Rios, Escola Estadual Maria dos Reis, integrantes da DRE de Palmas. Também participaram da formação, as unidades de ensino: Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, em São Felix; Escola Estadual Silvério Ribeiro Matos, no povoado Mumbuca; Escola Estadual Imaculada Conceição, no município de Rio Sono.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA