logo

Diretoria de Meio Ambiente de Gurupi realiza o 3º Fórum Municipal Lixo e Cidadania

A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, realizou o 3º Fórum Municipal Lixo e Cidadania.

A ação reuniu representantes de instituições com atuação relacionada ao tema para debater a gestão do município sobre os resíduos sólidos. O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira, 13, no auditório da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Gurupi.

O Fórum é coordenado pela Diretoria de Meio Ambiente de Gurupi e tem entre os objetivos a colaboração com o poder público no apoio das organizações ambientalistas e associativas de trabalhadores com materiais recicláveis, bem como na articulação de apoio à adequada gestão e manejo de resíduos sólidos no município de Gurupi.

“Este é um espaço aberto para qualquer pessoa ou instituição que atue sobre o tema participar e contribuir de forma colaborativa com a gestão e manejo apropriado dos resíduos sólidos em Gurupi. É um espaço permanente para debates e proposições com o intuito de avançarmos em ações concretas que visam a criação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável de Gurupi”, explicou o engenheiro ambiental do município, Diego Rocha.

São objetivos do Fórum: Contribuir para a erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes no lixo; apoiar e fortalecer o trabalho de catadores através da coleta seletiva, da reutilização e da reciclagem dos resíduos sólidos; contribuir para a estruturação da cadeia produtiva de reciclagem; contribuir para a reabilitação e restauração das áreas degradadas por deposição irregular de resíduos sólidos; e compartilhar com a sociedade a responsabilidade na gestão dos resíduos sólidos.

O 3º Fórum Lixo e Cidadania contou com a participação de membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Gurupi, da Universidade de Gurupi-UnirG, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus de Gurupi, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Campus de Gurupi, BRK Ambiental e de colaboradores da estrutura organizacional da prefeitura ligados ao evento.

Reunião Ordinária do Conselho de Saneamento Básico

Paralelo ao 3° Fórum ocorreu a reunião ordinária com os integrantes do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Gurupi (CMSB), na qual foi feita a revisão do regimento interno do Conselho e a deliberação sobre o recebimento de resíduos sólidos urbanos de outros municípios no aterro sanitário de Gurupi.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.