logo

Dia 20 tem documentários e música no Sesc Cultura ON

No dia 20 de novembro, o Sesc Cultura ON apresenta às 16h, o documentário “Fabricação de berimbau”, com Mestre Assanhado, e o documentário “Viola de Buriti do Jalapão”, com Maurício Ribeiro.

Às 19h tem a exibição do documentário A Promessa”, com João Luiz Neiva Brito. Para encerrar o dia, às 20h, vai rolar a apresentação “Olhar de um Sertanejo”, de Braguinha Barroso. Todas as ações do projeto Sesc Cultura ON acontecem na página oficial do Sesc Tocantins no Youtube www.youtube.com/sescto. Informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (63) 3212-9954.

Fabricação de berimbau – 16h

A prática da capoeira ocorre nas diversas cidades e espaços do Tocantins e são vivências coletivas que proporcionam a formação sócio-política-cultural-esportiva. A pandemia do coronavírus hoje, impossibilita a aproximação e a aglomeração necessária deste saber popular. Assim, a proposta de um bate-papo que relata vivências anteriores ao Covid-19, sobre espaços, desafio e o valor da capoeira, por meio de um vídeo, com elementos que ofereçam à comunidade o papel da capoeira e sua contribuição ao desenvolvimento da cultura brasileira. Outro aspecto importante será a articulação dos diversos grupos de capoeira no Tocantins para busca de estratégias comuns para dar movimento ao seu trabalho em um momento de isolamento social. O objetivo é proporcionar um momento de aproximação e difusão da capoeira.

Viola de Buriti do Jalapão – 16h

Um artista do Tocantins está fazendo sucesso pelo Brasil com uma viola de Buriti criada pelo avô dele, na década de 1940. Maurício Ribeiro, 42 anos, mora em Mateiros, região do Jalapão. A viola de Buriti foi criada pelo avô, seu Antônio. O instrumento era parecido com uma rabeca, precursor do violino. Foi Maurício quem a adaptou para ser tocada como uma viola. Com o conhecimento adquirido pelo seu avô, o músico vem ensinando as crianças da comunidade do Mumbuca essa cultura de seus antepassados. A produção do instrumento é totalmente artesanal. As quatro cordas são feitas com linha de pesca. A matéria-prima é o Buriti, palmeira encontrada em abundância nas beiras dos rios de Mateiros. A afinação do instrumento é natural, assegura o tocantinense.

A Promessa – 19h

O curta apresenta a Roda de São Gonçalo, uma manifestação cultural cultuada na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, município de Arraias, localizada na região sudeste do estado do Tocantins. A festa é realizada mediante uma promessa a São Gonçalo, um santo não reconhecido pela igreja católica. O documentário tem a duração de 19m e a classificação é livre.

Olhar de um Sertanejo – 20h

Este trabalho de Braguinha Barroso, com as músicas Voar, Florzinha, Olhar de Um Sertanejo e Graciosa, traz sua mensagem sobre a necessidade de preservação das tradições, de preservação da natureza e sobretudo de preservação da fé, num momento em que o mundo precisa acreditar em dias melhores.

A sua sintonia com o ambiente de simplicidade, de riquezas interiores do coração do povo originário de índios, quilombolas e negros, que cultivam a terra, banham em rios, observam o céu, traz para suas canções o sentimento brotado do olhar de um homem sempre sertanejo. A apresentação tem a duração de 15m e a classificação é livre.

Sesc Cultura ON

O projeto surgiu em virtude da pandemia do novo coronavírus, a COVID 19. O Sesc acredita que a manutenção das atividades culturais contribui para o bem-estar social e para a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus dependentes e comunidade em geral.

A ação é destinada a artistas residentes no estado do Tocantins, que desenvolvem trabalhos nas linguagens de Artes Cênicas (teatro, circo e dança), Artes Visuais, Literatura, Música, Audiovisual, Arte Educação, Patrimônio Cultural e de forma transversal para profissionais ligados as áreas técnicas e economia criativa. Foram selecionadas propostas de criação, fruição e formação, a ser apresentadas de forma virtual nos canais oficiais do Sesc. Todos os projetos serão disponibilizados ao público de forma virtual, podendo estes ainda serem apresentados em programações presenciais pós pandemia.

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

Serviço

Cultura – Sesc no Tocantins
Ação: Sesc Cultura ON
Documentário: Fabricação de berimbau
Data: 20/11
Horário: 16h
Local: www.youtube.com/sescto

Documentário: Viola de Buriti do Jalapão
Data: 20/11
Horário: 16h
Local: www.youtube.com/sescto

Documentário: A Promessa
Data: 20/11
Horário: 19h
Local: www.youtube.com/sescto

Apresentação: Olhar de um Sertanejo
Data: 20/11
Horário: 20h
Local: www.youtube.com/sescto

Informações: [email protected] | (63) 3212-9954

Imagem disponível para download: https://bit.ly/3o8LhDf

www.sescto.com.br
Twitter: @sescto
Facebook: www.facebook.com/sescto
Instagram: @sesctocantins
Youtube: SESCTO

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.