logo

Conecte conosco

Cooperativas de Pedro Afonso e parceiros iniciam revitalização da Praça Ecológica IFTO

A Praça Ecológica IFTO, um dos principais cartões postais de Pedro Afonso, será revitalizada por meio do trabalho voluntário encabeçado pelas cooperativas do município – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Cooperativa dos Educadores de Pedro Afonso (Coed) e Sicredi – com apoio do Grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), da Prefeitura de Pedro Afonso e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Campus Pedro Afonso.

A ação faz parte do Dia de Cooperar – Dia C Edição 2021 e foi iniciada oficialmente no final da tarde da sexta-feira, 9 de julho.

Para marcar o momento foi realizado o plantio de mudas e entregues 60 quilos de feijão à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro Afonso.

O objetivo é que o trabalho seja concluído até o início do período chuvoso, entre os meses de outubro e novembro. Para alcançar o objetivo cada parceiro assumiu uma missão. A Coapa e o Grupo AMA estão reformando o quiosque da Praça IFTO, que será um Ponto de Referência Solidária. O Sicredi doará parte da grama e o IFTO disponibilizará mudas e mão-de-obra para plantio e poda, além de orientar sobre o paisagismo. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também disponibilizará mão-de-obra e mudas, e a Secretaria Municipal de Obras transportará a terra preta (doada por associado da Coapa) para plantio da grama e viabilizará a construção de calçadas ao redor do quiosque.

Ao lançar oficialmente o Dia C 2021, o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB/Sescoop-TO, destacou que as cooperativas têm em sua essência a preocupação com as comunidades onde estão inseridas. “Pelo oitavo ano seguido as cooperativas realizam o Dia de Cooperar, uma ação de voluntariado que ajuda a mudar a realidade de nossa cidade. Aproveito para agradecer os voluntários das cooperativas e nossos parceiros”, pontuou.

Também participaram do evento, a agente de Desenvolvimento Cooperativista da Coapa, Maria Silvana Ramos, o gerente da agência do Sicredi em Pedro Afonso, Luiz Eduardo, representantes da Coed, o presidente do Grupo AMA, Fabricio Rocha, a secretária municipal de Meio Ambiente, Jucielly Coelho, e voluntários.

Paralelo à revitalização da Praça IFTO, que foi construída no Dia C 2015, os voluntários estão realizando uma campanha de arrecadação de alimentos para atender famílias de Pedro Afonso e região. A coleta dos donativos segue até o próximo dia 30 de julho. Quem quiser contribuir pode entregar os alimentos nos seguintes locais: Coapa, Sicredi, Coed, Sicredi, Supermercado Mineirão e no Supermercado Miranda.

Dia C

O Dia de Cooperar nasceu em 2009 como um projeto inovador, realizado pelo Sistema Ocemg e a partir de 2013 espalhou-se por todos os estados brasileiros, tornando-se um grande movimento de voluntariado. O objetivo é desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias. Todas essas ações e atitudes positivas por um mundo melhor, realizadas pelo sistema cooperativista são celebradas no Dia de Cooperar.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.