logo

Cooperação entre Assembleia e ITPAC vai levar assistência odontológica a comunidades carentes

Com o objetivo de levar atendimento odontológico à população carente do Tocantins, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PHS) e Carolina da Luz, coordenadora administrativa do ITPAC de Palmas, assinaram na sala da presidência da Casa termo de cooperação técnica na manhã desta quinta-feira, 27. O documento tem vigência até 31 de dezembro de 2021 e poderá ser renovado de acordo o interesse das partes.

Antônio Andrade afirma que a parceria é para levar benefício às pessoas mais necessitadas que vivem longe dos atendimentos da cidade e que não podem pagar por esses serviços atendimento de saúde. “Estamos procurando dar às pessoas a oportunidade de se tratar, mas principalmente de higienizar e prevenir, para que não tenham problemas sérios de saúde bucal no futuro”, explicou o presidente.

Caberá à Assembleia fornecer a estrutura material, como consultórios portáteis, ônibus, instrumentos para os procedimentos e hospedagens para os alunos participantes do projeto. Já ao ITPAC compete a prestação dos serviços técnicos e profissionais.

Entre os serviços oferecidos estão atendimentos odontológicos, prevenção e promoção de saúde, prevenção do câncer de boca, radiografias, exodontia simples, pulpectomias emergenciais, curativos e tratamento restaurador traumático.

Prevê também levantamento epidemiológico de cárie, doenças periodontais e lesões bucais. Outro objetivo é fornecer diagnóstico situacional de saúde dos pacientes aos gestores municipais e à Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa.

Segundo a diretora de Saúde da Casa, Nicolli Alves, durante o mês de julho será construído todo o cronograma das ações, junto aos alunos da instituição de ensino, e em agosto se iniciarão os atendimentos com a meta de alcançar cerca de 3 mil pessoas por semana.

Já a coordenadora Caroline da Luz disse que o ITPAC presa muito pelo trabalho social e garante que para a realização do plano serão utilizadas as três unidades da faculdade, sendo primeiro a de Palmas e depois as de Araguaína e de Porto Nacional. (Elpidio Lopes)

Cristina Zanettini, coordenadora acadêmica do ITPAC garante que as atividades irão contribuir tanto para a comunidade como para instituição de nível superior quanto a construção do conhecimento científico e o benefício na área da saúde. Sendo que o aluno, segundo ela, terá uma formação humanizada pela aproximação com a sociedade e com a cultura tocantinense. A meta das partes do convênio é futuramente estender a parceria ao curso de Medicina do Instituto.

Além de Antonio Andrade, também participaram da solenidade os deputados Jair Farias e Valdemar Junior, ambos do MDB.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.