logo

Combate ao bullying é tema de palestras realizadas em unidades escolares de Guaraí

Combater o bullying e fazer do espaço escolar um ambiente harmonioso faz parte das ações que estão sendo desenvolvidas em unidades escolares da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Guaraí. Apenas na quarta-feira, 20, foram realizadas palestras no Centro de Ensino Médio (CEM) Oquerlina Torres e no Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão. 

As palestras, denominadas de “Bullying: o preconceito a ser evitado”, foram realizadas pelo delegado de polícia Adriano Carrasco dos Santos, que orientou toda a comunidade escolar sobre os prejuízos causados pelo bullying. Na ocasião, ele também destacou as penalidades que podem ser aplicadas àqueles que praticam ou são convenientes com este tipo de violência.

Após a explanação feita pelo representante da Polícia Civil, os estudantes e professores puderam interagir relatando suas experiências e tirando dúvidas. A diretora do Oquerlina Torres, Priscila Lomazzi, destacou que a escola já abordou outros temas interdisciplinares que sempre tiveram resultados muito positivos. “O nosso trabalho é voltado para o acolhimento dos alunos, e vimos à importância de abordar temas como drogas, automutilação e, agora, o bullying como uma forma de despertar os alunos para o seu papel como cidadãos”, ressaltou.

Durante sua apresentação, o palestrante fez uma abordagem clara e didática sobre as ações e consequências do bullying. Conhecer sobre os danos causados por este tipo de violência é necessário para se pensar atitudes e descobrir caminhos para a construção de um ambiente cada vez mais seguro e saudável para os alunos e toda a comunidade escolar.

A diretora Regional de Educação de Guaraí, Ruthcleia Pereira, destacou a importância das parcerias que estão sendo firmadas para o desenvolvimento dessa iniciativa. “Firmamos parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar também é nossa parceira no enfrentamento do bullying. Atualmente, estamos trabalhando com palestras que ajudam os alunos a repensarem suas ações, para que a escola seja transformada em um ambiente mais harmonioso”, disse.

Bullying

bullying se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.