logo

Comandante do 4º BPM apresenta dados estatísticos ao parlamento municipal de Gurupi e assegura compromisso com o cidadão

Comandante da Unidade assegura compromisso de melhoria contínua dos serviços de segurança pública ao cidadão e afirma que a redução da maioria dos índices criminais no 1º semestre de 2019, reflete o comprometimento da equipe do 4º BPM com a sociedade.

 O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza, apresentou na manhã desta última sexta-feira, 13, na Câmara municipal de Gurupi, os dados estatísticos referentes aos principais indicadores criminais de Gurupi e de toda área circunscricional da Unidade.

O ato decorre de convite feito pelo membro do parlamento municipal, vereador Ivanilson Marinho, que motivado por questionamentos da comunidade gurupiense acerca da demanda de segurança pública, solicitou ao comandante a apresentação das estatísticas criminais. Ivanilson justificou ainda, a necessidade de esclarecer ao cidadão sobre a missão da Corporação no contexto da segurança pública e como estão os índices criminais em Gurupi.

Durante o evento, o Comandante fez uma explanação sobre o histórico do 4º BPM, a sua missão constitucional e o seu compromisso com o cidadão, conforme proposição contida na Carta de Serviço da Unidade. Em seguida, o tenente-coronel Jaime apresentou os dados estatísticos dos principais indicadores criminais, ou sejam, os delitos de furto, roubo, tentativa de homicídio, homicídio.

Também foram exibidos os desdobramentos dos crimes de furto e roubo de veículos e as recuperações feitas pela PM, além do quantitativo de prisões.

Conforme as estatísticas, as quais levaram em consideração as ocorrências registradas em toda a área de abrangência do 4º BPM e especificamente nesta cidade de Gurupi, no primeiro semestre do ano de 2019, comparado ao mesmo período de 2018, verifica-se a diminuição na grande maioria dos crimes.

O delito de furto teve redução de 22,44% em toda a circunscrição (463 contra 359) e 16,42% em Gurupi (335 contra 280). O crime de roubo teve redução maior; 39,33% na área da Unidade (267 contra 162) e 45,06% em Gurupi (233 contra 128).

O crime de tentativa de homicídio reduziu 17,74% na área da Unidade (62 contra 51) e 30,77% em Gurupi (39 contra 27). Já os homicídios tiveram grande redução; sendo que na área do batalhão esses delitos reduziram em 41,94% (31 contra 18) e em Gurupi o decréscimo foi de 56% (25 contra 11).

Outro fato em destaque foram as recuperações de veículos, que embora a quantidade de ocorrências de furto e roubo seja significativa, mas em contrapartida o 4º Batalhão recuperou quase o equivalente à soma dos automóveis e motocicletas subtraídas na regional, que ao todo foram registradas 112 ocorrências dessa natureza. Todavia, nesse mesmo período a Unidade recuperou 110 veículos furtados e/ou roubados.

Após as explanações, os vereadores Sargento Jenilson, Cláudio do Trevo, Cezar da Farmácia, Ivanilson Marinho, André Caixeta e Jair Souza se pronunciaram acerca dos dados apresentados e parabenizaram o comando da Unidade pelos resultados alcançados. Os parlamentares também ponderaram sobre as demandas de segurança pública, ressaltando que embora os índices sejam razoáveis, mas ainda carecem de melhorias.

A Diretora Regional de Ensino, professora Cláudia, igualmente elogiou o trabalho da PM em Gurupi e região, destacando o importante apoio à entidade no dia a dia e em especial durante eventos realizados por essa diretoria.

Para o comandante da Unidade, os dados estatísticos refletem positivamente o comprometimento da equipe do 4º BPM com a sociedade, cujos recursos materiais e humanos têm sido empregados estrategicamente com o propósito de melhorar continuamente os serviços ao cidadão. O comandante também assegurou o empenho da PM na garantia efetiva de segurança aos cidadãos residentes na região sul do Estado.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.